segunda-feira, 26 de outubro de 2009 Tags: , 0 comentários

RECRIANDO ESTÓRIAS

Proporcionar momentos de leitura aos alunos, em classe - Esta foi uma meta estabelecida pela Profª Maria Francisca, que leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte.
O Cortiço, Garibaldi e Manuela, Romeu e Julieta, O Guarani, Policarpo Quaresma foram alguns dos livros lidos pela garotada que, nos surpreendeu recriando os romances em sua linguagem, ao sabor da própria imaginação e expressando-os em belíssimos grafites.
Confiram:

Alunos do 9º B


Profª Maria Francisca, uma apaixonada pela leitura
Alunos do 8º B
Lendo com eles!
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." (Ziraldo)
Abaixo, a proposta de trabalho RECRIANDO ESTÓRIAS
I- APRESENTAÇÃO
‘Dominar a leitura, a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem’, a primeira das sete competências elencadas na classificação do educador colombiano Bernardo Toro, é uma exigência do atual contexto social e uma prioridade estabelecida no plano de trabalho das disciplinas Língua Portuguesa e Arte. Assim, é preciso proporcionar aos discentes experiências educativas em que possam desenvolver ou aperfeiçoar a competência acima mencionada, oferecendo-lhes atividades variadas em que possam exercitar a leitura e a escrita seja através de livros, revistas, informativos, gibis, releitura de imagens, pinturas, etc.
Esta proposta intercala momentos de trabalhos individuais e em grupos, a leitura e releitura de livros sua análise, interpretação e apresentação, fazendo uso da linguagem verbal e não verbal; Orienta, ainda, o estudo e a compreensão dos aspectos gramaticais visando propiciar aos discentes a aprendizagem necessária para que possam melhor falar, ler e escrever e assim,interagir criticamente em seu espaço social.
II- OBJETIVOS


2.1- Objetivo geral

Desenvolver a competência comunicativa e a competência linguística, necessárias a vida em sociedade.

2.2- Objetivos específicos

* Aperfeiçoar as habilidades de ler, escrever e falar;

* Estimular as habilidades de produzir e interpretar textos;

* Desenvolver a capacidade de planejar, trabalhar e decidir em equipe;

* Realizar uma feira literária.

III- METODOLOGIA
Propiciar momentos de leituras em sala de aula, em que os alunos possam apreciar os textos por eles selecionados, bem como, oportuniza-los a realizarem atividades de interpretação, reflexão linguística, produções textuais, releituras, debates, planejamento de apresentação de seminários é a metodologia utilizada para realização deste trabalho que se efetivará através das seguintes etapas:

* 1ª etapa: Apresentação da proposta seguida da exibição do filme Dom, uma versão do clássico Dom Casmurro;

* 2ª etapa: Seleção do livro para leitura individual, feita pelo aluno dentre os seguintes títulos:

O Guarani, José de Alencar

O Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

O Cortiço, Aluisio de Azevedo

O Alienista, Machado de Assis

Garibaldi e Manoela, Josué Guimarães

Romeu e Julieta, William Shakespeare

Dom Quixote, Miguel de Cervantes

A Escrava Isaura, Bernardo Guimarães

Robinson Crusoé, Daniel Defoe

* 3ª etapa: estabelecer confronto entre alunos que leram o mesmo livro, a fim de que possam conhecer as diversas interpretações e opiniões sobre os textos lidos;

* 4ª etapa: responder questões sobre o livro lido e analisar aspectos gramaticais conforme conteúdo curricular estudado;

* 5ª etapa: apresentação dos seminários sobre os livros lidos;

* 6ª etapa: escrever individualmente um texto, criando uma nova história para os personagens;

* 7ª etapa: responder questionário avaliativo sobre o livro selecionado para leitura individual, com enfoque no conteúdo gramatical estudado;

* 8ª etapa: preparação de material educativo para exposição na feira literária;

* 9ª etapa: feira literária.
IV- AVALIAÇÃO

De caráter processual, durante a avaliação serão observados alguns aspectos:

* Compreensão dos textos lidos;

* Capacidade de argumentar e confrontar opiniões;

* Padrões de escrita: ortografia, acentuação, pontuação;

* Recursos textuais: coesão, clareza, paragrafação, informação;

* Capacidade de trabalhar e decidir em conjunto com outros alunos

* Organização e apresentação dos trabalhos

Este trabalho estabelece em seus aspectos quantitativos a nota 4,0 para complementação da média bimestral.
V- FONTES CONSULTADAS
Revista Nova Escola, nº 135
SCHUCHOVSKI, Maria do Rocio; FERRONATO, Vera Lúcia, Com Textos e Entre Textos, Editora Ática, São Paulo – 2006.





No Response to "RECRIANDO ESTÓRIAS"