segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 Tags: 0 comentários

1º DIA DE AULA

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

ANO LETIVO: 2011


PROGRAMAÇÃO PARA O 1º DIA DE AULA


  •  Acolhida – músicas diversas
  •  Identificação das salas de aulas
No refeitório:
  •  Boas vindas
  •  Apresentação de professores e funcionários
  • Momento de oração
• Facultar a palavra para o público


  •  Canto a vida: música ‘O que é o que é ‘ / Gonzaguinha
 Retorno às salas:


  •  Dinâmica de apresentação dos alunos( ou alguma tarefa já planejada pelo professor)
 Lanche 
  • Dinâmica da caixa
Como trabalhar:
Faz-se um círculo com os alunos. O professor mostra a caixa e diz que o objeto passará de mão em mão, ao som da música ( que pode ser cantada pelo professor ou pelo grupo) quando a música parar, aquele que estiver segurando a caixa deverá abri-la e cumprir a ordem que for determinada. O professor deverá fazer um clima de suspense, de modo a criar uma certa ansiedade ou receio em abrir a caixa. Sempre que uma ordem for cumprida, a brincadeira recomeça.
ORDENS:
  • Coma o chocolate!
  • Este chocolate não é para você! Entregue-o a pessoa que você acha mais bonito(a)!
  • Se você quiser ficar com este chocolate diga uma mensagem de incentivo aos estudos para seus colegas de classe!
  •  Este chocolate só é seu se você se você cantar o trecho de uma música que tenha a palavra ‘amigo’ ou ‘amizade’!
  • O chocolate só é seu se você dançar !
Após as 5 ordens serem cumpridas, o professor finaliza falando sobre a necessidade de enfrentarmos os desafios que a vida nos impõem; das situações que muitas vezes nos assustam e, no entanto, com coragem, determinação e o apoio de pessoas amigas, podemos enfrentar e vencê-los.


  •  Leitura e reflexão: As disciplinas
  •  Entrega do Horário de Classe
  • Encerramento
‘Ensinar é uma arte. E como toda arte, merece

nossa admiração’
ORAÇÃO DO ESTUDANTE

Mestre e fonte de todos os dons !Eu te agradeço pela oportunidade de poder estudar !
Estudar é uma dádiva,uma arte,uma trajetória de enriquecimento cultural e de constantes desafios,que exigem dedicação e esforço.
Sou um estudante feliz em busca de novos conhecimentos,disposto a desenvolver meus talentos,seguir uma vocação e pecorrer o glorioso caminho da aprendizagem e realização.
Senhor inspira – me na concentração dos estudos e na frequência ás aulas.
Dá – me sabedoria e prudência no decorrer dos exames.Abençoa meus professores e todos os estudantes.
Conduza – me pelo caminho do bem,para prosperar nos meus sonhos e construir um futuro melhor.
Amém
LEITURA E REFLEXÃO: AS DISCIPLINAS


Era uma vez , numa escola, uma barulheira infernal:
discussão, gritos, horrores das disciplinas em geral!

Cada uma que falava dizia ser mais importante!

A Dra. Português, correta, culta, elegante

esbanjava o seu charme para as disciplinas restantes.

A Matemática não aguentou, bateu o pé no chão e gritou:

eu também sou importante e já lhe digo porque

como saber quantas sílabas tem a palavra você

se não usar os meus números para poder entender?

Geografia e História não ficavam para trás

gritavam forte e bem alto para todas as demais:

De que adiantam os números? De que adiantam as letras?

Se não forem empregados para fazer com certeza

as datas, lugares ou fatos ou coisas da natureza?

Ora, ora minha gente - Falou uma voz tranquila -

eu sou a Dra. Ciências. Não podemos ser amigas?

Todas somos importantes e se formos sempre unidas

o futuro será brilhante para as crianças queridas.

Eu concordo plenamente com o que a Ciências falou.

Todas somos importantes, todas temos valor!

Basta doar com alegria, paciência e amor

Eu sou a Educação Física, com a mente e com o corpo

Trabalhando eu estou.

Trabalho com o que Deus criou. Deus, que palavra bonita!

Exclamou a Religião. Estou aqui esquecida.

Esta é a minha missão: falar de Deus às crianças

e do amor pelo irmão.

Estudo a música, o teatro, a arquitetura etc.

Sou o Ensino da Arte, muito importante estou certa .

Eu também sou importante, veio correndo o Inglês:

sou a língua universal, indispensável no mundo atual.

Eu tenho a minha importância , conduzo o aluno ao saber

e digo: aprender exige dedicação, não é sorte

eu sou a Cultura do Rio Grande do Norte.

***

E agora eu pergunto: qual delas tem a razão?

Será que alguma é mais importante ou será que todas são?

E você, meu caro aluno o que me dizes então:

Para crescer em saber, em caráter e informação

são as disciplinas todas importantes?

Qual é a sua opinião?


“Quem estuda constrói um futuro mais bonito”
EEPGL, FEVEREIRO DE 2011
REGISTRO FOTOGRÁFICO
*** 
 Prof.ª Jane-Mery coordenando a programação no turno matutino
Prof.ª Jane-Mery realizando a dinâmica da caixa 
Alunos lendo a ordem a ser cumprida
Prof. Jonas Firmino 'agitando' no turno vespertino 
Diretor Ivonaldo Alves proferindo mensagem de boas vindas aos discentes

No Response to "1º DIA DE AULA"