quarta-feira, 13 de março de 2013 Tags: 0 comentários

1º DIA DE AULA / OFICINA DE LEITURA E ESCRITA

Acolhida dos alunos
OFICINA DE LEITURA E ESCRITA
Objetivo: promover uma reflexão sobre a importância de estudar, de frequentar a escola e ter uma postura responsável e comprometida com a aprendizagem.
Estratégias de trabalho

  •   Dinâmica
  • Assistir o vídeo ‘Educação: uma agenda urgente’


  •  Levantar questionamentos com os alunos:
·         Total de crianças e jovens fora da escola ( 3% - 3,7 milhões) – um número ainda alarmante / e se fosse você que não tivesse acesso a educação?
·          “Os que precisam são os que menos tem” – Quer dizer: a população mais carente (87% / Renda de 1 salário mínimo) os que mais necessitam de boas escolas e uma boa educação para galgarem uma melhor condição social são os que tem menos acesso).
·         Maiores deficiências apresentadas pelas crianças e jovens em idade escolar: leitura e escrita.
·         Somente 23% dos alunos que concluem o Ensino Médio, concluem com aprendizado adequado.
·         Ranking da avaliações internacionais a posição ocupada pelo Brasil: 53% em leitura e ciências / 57% em matemática.
·         A educação no Brasil está melhorando porém, nesse ritmo, somente em 2050 70% dos alunos terão aprendizado adequado.
·         As 5 metas estabelecidas:
Todas as crianças e jovens de 04 a 17 anos na escola
Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade
Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Todo jovem de 19 anos com o Ensino Médio concluído
Investimento em educação ampliado e bem gerido
COMO?
- Bons professores na sala de aula com carreira atraente e formação adequada
- Aluno com mais disposição a aprendizagem
ATIVIDADES DE LEITURA
  •   1º momento
·         Formar 5 grupos para leitura do Capítulo IV – Artigo 53 do ECA. Cada grupo ficará com um parágrafo para explicar para o grupão.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
Art. 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  •   2º momento
Convidar alguns alunos para fazerem a leitura de textos(relatos) de  crianças e jovens que abandonaram a escola ( na medida que os textos são lidos, o professor vai analisando os relatos, juntamente com os alunos).
OBS: questionar com os alunos se os direitos das crianças garantidos pelo ECA estão sendo respeitados nas situações dos relatos lidos.

  •   3º momento
Leitura individual – distribuir textos para que os alunos façam uma leitura reflexiva e silenciosa
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
        Muitas pessoas querem ser alguém na vida, ter uma boa profissão, uma boa remuneração, mas não agem de acordo com esse desejo, pois na escola não dão atenção ao que o professor explica, não fazem a lição e não se preocupam nem um pouco com os estudos. Para estes, o futuro pode ser bem diferente do que sonham, afinal, o estudo é a base para um futuro garantido. Muitas pessoas são bem desatentas quanto ao estudo, não dão a ele a importância que ele tem, e acabam adiando seus sonhos, ou não os realizando. Precisamos correr atrás dos sonhos que temos para o nosso futuro, estes sim é que devem ser focados. Quando você tem um objetivo, você tem que fazer alguma coisa para alcançá-lo, e estudar é o que se tem que fazer para ter o futuro que você sonha. Se você se dedicar aos estudos, com certeza terá maiores chances de conseguir o que você tanto deseja, coisas como a estabilidade financeira e bens materiais não são coisas impossíveis de serem alcançadas, basta um esforço sincero da sua parte. Quando temos interesse em algo, não medimos esforços, fazemos de tudo o que for preciso para conseguir alcançar , por isso, se você quer ter um futuro brilhante, faça algo que está ao seu alcance agora, estude!
(Fonte: boaleitura.net)

  •   Fazer um levantamento dos bons motivos para estudar e registrá-los ( professor no quadro e o aluno em seu caderno)
  • 4º momento
ATIVIDADE ESCRITA
  Os alunos devem escrever um texto dissertativo sobre a importância dos estudos
Ø  O texto deve ter um título, no mínimo 20 linhas escritas com letra legível na norma padrão da língua portuguesa, não pode conter gírias, linguagem abreviada ou símbolos usados na internet.
Ø  O autor da melhor redação será premiado
Bom trabalho

Em fotos:
Alunos assistindo ao vídeo
Aluna do 6ºB apresentando a sua redação

No Response to "1º DIA DE AULA / OFICINA DE LEITURA E ESCRITA"