sábado, 19 de março de 2011 Tags: 1 comentários

LEITURA DE SÁBADO: FLORBELA ESPANCA

Foi ao ar em janeiro de 2011, na telenovela Ti-ti-ti, exibida às 19h pela Rede Globo de Televisão, uma cena cativante  apresentada pelos personagens Marcela (Ísis Valverde) e Renato ( Guilherme Winter). Na cena, Renato, descreve a intensidade do seu sentimento diante de uma débil e efêmera intenção amorosa de Marcela e, tentado a reconquistar sua amada, declama os lindos versos que compõem o soneto 'Fanatismo', escrito por Florbela Espanca em 1916,  numa sincera definição do romance entre eles:


Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão de meu viver,
pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu amor, a ler
no misterioso livro do teu ser
a mesma história tantas vezes lida!

"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizes isso, toda a graça
duma boca divina, fala em mim!

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
que tu és como Deus: princípio e fim!..."

Não! Amor assim, tão desmedido, nem todos são insanos a tal ponto ou, a tal ponto agraciados. Mas, é inegável :  é preciso muita indiferença para não apreciar essa composição quase centenária e, mesmo assim, plagiada pela música brasileira numa agradável interpretação do cantor Fagner e, mais recente, pela teledramaturgia global.
Formidavelmente, é da mesma autoria esse texto:
AMAR
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui... além...
Mais este e aquele, o outro e a toda gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disse que se pode amar alguém
durante a vida inteira é porque mente!

Há uma primavera em cada vida:
e é preciso cantá-la assim florida
pois se Deus nos deu voz foi pra cantar!

E se um dia hei de ser pó, cinza e nada,
que seja a minha noite uma alvorada
que me saiba perder... pra me encontrar!
De um verso a outro, que expressão mais fiel de amor... a si mesma! Que pretensão infiel de romance e que disposição para amar de modo tão inconstante! Talvez, até um contraste com a fanática paixão narrada no 1º soneto. Ambos, porém, muito bem elaborados e de fácil apreciação. Assim é a poesia de Florbela: apaixonada, delirante mas também, melancólica e, sobretudo, feminina!
Para conhecer mais da poesia de Florbela acesse: POEMAS EM ÁUDIO . Na voz de Miguel Falabella, outras composições são apresentadas para download.
Para completar a leitura, bom mesmo é ouvir a canção na voz de Raimundo Fagner:



Autora do vídeo: Valdenia . 
Cléa Morais

1 Response to LEITURA DE SÁBADO: FLORBELA ESPANCA

13 de julho de 2011 às 11:33

TIRANDO UMA DÚVIDA.

SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA ESTADUAL, ESTOU COMO COORDENADORA PEDAGÓGICA, E ESTOU SENDO CHAMADA PARA ENSINAR 10 AULAS (05 ENS. RELIGIOSO E 05 DE CULTURA) NÃO ESTOU PODENDO ASSUMIR. SOU OBRIGADA A ACEITAR?

ESPERO QUE POSSA RESPONDER O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.

ATT,