terça-feira, 6 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

BLOG DOS ALUNOS DO 9ºA

Para estudo dos Gêneros Textuais jornal, e-mail e blog, na disciplina de Língua Portuguesa, a Prof.ª Rokatia Kleania vem desenvolvendo, junto aos alunos do 9º ano A, um projeto inovador , que tem deixado a galerinha bastante empolgada,pois tem como principal recurso pedagógico  a mais poderosa Tecnologia da Informação e da Comunicação - a internet.
Para sabermos mais sobre esse trabalho , publicamos a matéria Blog dos alunos, postada no diário de uma professorinha , em 31/03/2010, pela Profª Rokatia.

Blog dos Alunos

É com muita alegria que informo aqui sobre o nascimento de mais um integrante da blogosfera. Trata-se do blog que acaba de ser criado pelos  meus alunos do 9º Ano "A" da Escola Estadual Prof. Gerson Lopes, em Apodi, cujo endereço é www.turmadonono.blogspot.com. A criação deste blog faz parte de um projeto que estou realizando, nas aulas de Língua Portuguesa, envolvendo diversos gêneros textuais, dentre eles,  jornal, e-mail e blog.

OS PRIMEIROS PASSOS
O projeto teve incício com uma discussão sobre os diversos gêneros textuais presentes em nosso cotidiano. Logo após foi realizado um pequeno debate sobre a internet, seus perigos e benefícios e ainda sobre os novos gêneros textuais que foram criados a partir do surgimento da rede mundial de computadores. Depois os alunos estudaram alguns termos relacionados a web: browser, e-mail, site, link, download, www, etc. Em seguida foi a vez de levar a turma para o laboratório de informática para que, através da prática, os estudantes aprendessem mais sobre o gênero textual "e-mail".  Sob minha orientação, cada aluno criou o seu próprio endereço eletrônico e em seguida pode enviar e receber suas mensagens via internet. O passo seguinte foi então conhecer melhor um outro gênero, o "blog". Também no laboratório de informática da Escola Gerson Lopes, os alunos visitaram alguns blogs e em seguida, criaram um blog, intitulado Blog da Turma do Nono.

OS OBJETIVOS
A criação do blog tem como objetivo principal estimular a prática de leitura e escrita, como também o protagonismo juvenil, uma vez que os alunos do 9º Ano A - matutino - da Escola Gerson Lopes serão os responsáveis pela publicação diária neste espaço. O blog ainda se propõe a ser um espaço de interação entre alunos e a comunidade escolar. O foco maior  do blog serão as  produções dos alunos, realizadas dentro e fora da sala de aula, e de quebra ainda pretendemos divulgar para comunidade escolar e toda sociedade um pouco do muito que acontece em nossa escola. 

A METODOLOGIA
A turma será dividida em grupos. Cada grupo ficará responsável de atualizar o blog uma vez por semana, num rotativo trabalho de equipe. No espaço criado, os alunos poderão postar trabalhos produzidos por eles, dentro e fora da sala de aula, textos de sua autoria ou de outros autores, fotos, vídeos, avisos, notícias diversas, enfim, toda e qualquer publicação que seja de interesse da comunidade escolar. O trabalho está sendo coordenado por mim, mas conta com total apoio logístico da equipe pedagógica da escola, através da articuladora pedagógica Cleonice Morais.

UM LEMBRETE
Vale lembrar que o blog ainda está em "fase experimental", uma vez que os alunos ainda estão conhecendo as ferramentas de edição oferecidos pelo Blogger e se familiarizando com a linguagem e o formato desse gênero textual. Peço portanto relevar alguns erros de formatação, ortografia ou edição.



Aqui reafirmamos o nosso respeito e reconhecimento pelo valioso trabalho feito pela Prof.ª Rokatia nesta instituição educativa.

No Response to "BLOG DOS ALUNOS DO 9ºA"