I-JUSTIFICATIVA
Os resultados alcançados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2007 e 2008, demonstraram um desempenho bastante insatisfatório, em que a escola obteve uma média muito abaixo das médias nacional, estadual e municipal,fato este, evidenciado pelos seguintes indicadores:
ANO : 2007MÉDIA NACIONAL: 51,67
MÉDIA ESTADUAL: 48,36
MÉDIA MUNICIPAL: 51,82
MÉDIA DA ESCOLA: 44,06
ANO: 2008
MÉDIA NACIONAL: 46,82
MÉDIA ESTADUAL: 42,92
MÉDIA MUNICIPAL: 43,49
MÉDIA DA ESCOLA: 43,88
Fonte: www.enem.inep.gov.br
Na tentativa de melhorarmos esse desempenho e alcançarmos uma média equivalente a nacional, organizamos esta proposta visando oferecer aos alunos da 3ª série uma orientação sobre o referido exame : o que é, os objetivos, as competências avaliadas pela prova objetiva e pela redação, bem como,fornecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de uma boa redação.
Esta proposta, é desenvolvida pela supervisora Cléa Morais e pela professora de multimeios, Saúde Pinto e faz parte do Plano de Ação da Coordenação Pedagógica e da TV Escola, objetivando cumprir a meta: ”verificar o rendimento da aprendizagem e identificar alternativas pedagógicas que concorram para redução dos índices de evasão e baixo desempenho”, expressa no Regimento Escolar.
II-OBJETIVOS
2.1-OBJETIVO GERAL
Melhorar o desempenho da escola no Exame Nacional do Ensino Médio.
2.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Incentivar os alunos a se inscreverem e a participarem do exame;
• Fornecer aos alunos algumas orientações necessárias para um melhor desempenho;
• Desenvolver oficinas de redação;
• Incentivar os professores a trabalharem os conteúdos como mediação para o aprimoramento de competências e habilidades;
• Dinamizar a atuação da equipe pedagógica no processo de aprendizagem escolar.
III-METODOLOGIA
III-METODOLOGIA
Criar oportunidades para que os alunos possam ler, localizar, acessar,usar melhor a informação,trocar experiências de aprendizagens,utilizando nesse processo a tecnologia aplicada a educação - a informática – como forma de motiva-los a participarem dos encontros e dar-lhes autonomia na busca de informações,é a metodologia deste trabalho.
Esta proposta, contempla as seguintes etapas:
• Convite aos alunos para participarem dos encontros;• 1ª etapa: “O que é o Enem?”
-Análise dos resultados do Enem 2007, 2008, 2009;
-Estudo dos textos: Enem:um exame diferente
Objetivos
Os campeões do Enem
• 2ª etapa: “As competências avaliadas pelo Enem”
-Estudo em grupo:GT 1 “Dominar linguagens”
GT 2 “Compreender fenômenos”
GT 3 “Enfrentar situações problemas”
GT 4 “Construir argumentações”
GT 5 “Elaborar propostas”
-Apresentações
• 3ª etapa:"A prova objetiva”-Simulado individual da prova 2009
• 4ª etapa:"A redação”
-A redação
-As competências avaliadas pela redação
-Dicas para uma boa redação
• 5ª etapa: “Oficinas de redação”
• 6ª etapa: Estudo com os professores
IV-AVALIAÇÃO
O encontros serão realizados em horário extra-sala de aula e não objetivam aferição de nota em nenhuma disciplina do currículo escolar antes, almeja promover a responsabilidade com os estudos e o compromisso com a própria aprendizagem.
Quanto ao trabalho da equipe, o interesse, a participação, a presença e a satisfação do aluno serão condições essenciais para avaliar positivamente esta proposta.
PCNEM
Revistas do Enem
Revista do Enem,ano 2006-Editora Digerati
Relatório Pedagógico-anos 2006 e 2007(INEP)
Site: www.enem.inep.gov.br
V-BIBLIOGRAFIA
PCNEM
Revistas do Enem
Revista do Enem,ano 2006-Editora Digerati
Relatório Pedagógico-anos 2006 e 2007(INEP)
Site: www.enem.inep.gov.br
1 Response to PROJETO : ENEM 2010
Nos no treino.
Postar um comentário