domingo, 14 de março de 2010 Tags: , 0 comentários

MANOEL BANDEIRA NO BALANÇO DO CHICLETE

No Dia da Poesia, vamos nos deliciar com a beleza dos versos de Manuel Bandeira em seu Poemeto Erótico, publicado no livro ESTRELA DA MANHÃ E OUTROS POEMAS(Antologia poética). Numa expressão sensual, Bandeira declama todo seu desejo por alguma musa extremamente inspiradora, cujo nome ele não declara mas, na linguagem apaixonante e modernista das suas palavras compõe um dos mais belos textos da literatura brasileira. Apreciem:
POEMETO ERÓTICO
Teu corpo claro e perfeito,
_ Teu corpo de maravilha,
Quero possuí-lo no leito
Estreito da redondilha...

Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa... flor de laranjeira...

Teu corpo, branco e macio,
É como um véu de noivado...

Teu corpo é poimo doirado...

Rosal queimado no estio,
Desfalecido em perfume...

Teu corpo é chama e flameja
Como à tarde os horizontes...

É puro como nas fontes
A água clara que serpeja,
Que em cantigas se derrama...
Volúpia da água e da chama...

A todo momento o vejo...
Teu corpo... a única ilha
No oceano do meu desejo...

Teu corpo é tudo o que brilha,
Teu corpo é tudo o que cheira...
Rosa, flor de laranjeira

E, como não bastasse rima tão agradável, o cantor Bell Marques, do Chiclete com Banana, deu ritmo a alguns versos e entrelaçou em originalíssima composição um novo texto musical que fez toda uma geração cantar e dançar no swing do Chiclete e na poesia de Bandeira:
FOI POR ESSE AMOR 
FUSÃO DE SUCESSO!
FOI POR ESSE AMOR
Por enganar o meu desejo
Eu deixei de te amar
Você é tudo o que vejo
O que pego, o que  sinto, o que me faz sonhar

Pouco me importa o passado
Eu quero poder te abraçar
Viver esse amor adolescente
Assim como o vento vai pro mar

Foi por esse amor
Teu corpo é tudo que brilha
É a única ilha no oceano do meu desejo

Foi por esse amor
Tão bela flor de laranjeira
Teu corpo é tudo que cheira
BANANA CORAL, 1995

No Response to "MANOEL BANDEIRA NO BALANÇO DO CHICLETE"