quarta-feira, 8 de abril de 2009 0 comentários

NOVO ENEM 2009


Novo Enem permitirá que aluno escolha até 5 cursos para concorrer. Pela proposta, o vestibulando poderá escolher até cinco instituições também. A concorrência entre os alunos determinaria linha de corte para os cursos.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (6) que os candidatos do novo vestibular proposto pelo ministério, e feito com base nas provas do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permitirá uma concorrência nacional por todas as vagas ofertadas pelas instituições que aderirem ao novo sistema.

Segundo o modelo proposto, após receber o resultado da sua prova no Enem o aluno poderá listar até cinco cursos, nas instituições de sua preferência (também limitado a cinco) e concorrer com os demais candidatos do país.

A nota de corte dos cursos será determinada por essa concorrência entre os alunos. Ou seja, se mais alunos com notas altas concorrerem a um determinado curso a nota de corte será mais alta. O aluno poderá mudar suas opções até o penúltimo dia do anúncio do resultado pela instituição. Se o aluno perceber que o curso escolhido como a primeira opção está com a nota de corte superior à sua avaliação no Enem, pode optar pelas demais opções da sua lista inicial ou modificar a primeira lista escolhendo novos cursos e novas instituições até o penúltimo dia da data marcada para o anúncio do resultado. Todas as opções serão colhidas pelo MEC por meio de um sistema digital. Essa lista elaborada pelos alunos não terá nenhuma restrição. “Não tem número definido ainda, mas hipótese mais provável é que aluno possa se inscrever em até cinco cursos de instituições distintas. Ele só escolhe a lista depois de saber o seu resultado no Enem”, explicou o ministro.
Jeferson Ribeiro Do G1, em Brasília

No Response to "NOVO ENEM 2009"