quinta-feira, 2 de abril de 2009 0 comentários

LEI 11.899/09


A Lei 11.899/09, promulgada em 08/01/09 pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, institui uma nova data para o calendário cultural do Brasil: o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, a serem celebrados em 12 de outubro e durante a semana em que recai a referida data. O próposito desta Lei, é estimular os brasileiros a adoção de hábitos leitura e a conhecerem a produção literária do nosso país. Além da implementação de políticas públicas para ampliar o acesso aos livros e à leitura em nosso país.
A ideia de comemorar o Dia da Leitura na mesma data em que se comemora o Dia da Criança foi semeada pelo Instituto Ecofuturo que, em 2006, encaminhou o projeto de lei para criação do Dia da Leitura à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que celebra a data desde 2008. E, por iniciativa do Senador Cristovam Buarque, o projeto tornou-se uma lei nacional.
Outras datas dedicadas a esse tema são:
>02 de abril-Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil;
>18 de abril-Dia Nacional do livro Infantil;
>23 de abril-Dia Mundial do Livro;
>12 de outubro-Dia da Leitura;
>29 de outubro-Dia Nacional do Livro
Claro que não vamos agendar momentos de leitura somente para essas datas, como um ato comemorativo antes, promovê-la no cotidiano, seja numa roda de leitura, numa visita à biblioteca ou num divertido sarau lítero musical. O importante é criar um espaço de leitura, sem cobranças, sem escalas de 0 a 10. Apenas pelo prazer de ler.
E aqui uma sugestão: Firebelly (Livro game)
O sapo Firebelly, personagem principal do livro Firebelly, precisa descobrir os oito ensinamentos que estão espalhados dentro de um labirinto de cobras. A iniciativa transforma obras literárias em ferramentas educativas, e está lançando o jogo em parceria com a editora Mercuryo, baseado no romance Firebelly, de J. C. Michaels, que recebeu o prêmio Nautilus Book Awards 2007. O objetivo da iniciativa é dar uma nova moldura para o livro na internet.
Boa leitura!

No Response to "LEI 11.899/09"