quarta-feira, 22 de abril de 2009 Tags: 0 comentários

23 DE ABRIL: DIA DO ESCOTEIRO

Dia Mundial do Escoteiro



O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907, na Inglaterra, realizado pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, com um grupo de vinte rapazes. Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como: firmeza de caráter, autoconfiança, espírito comunitário, valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.
Baden-powell escreveu e ilustrou o primeiro manual do escoteiro, o Escotismo para rapazes. O símbolo escolhido, a flor-de-lis, já havia sido usado em seu regimento militar, quando lutou na África do Sul, em 1887, e na guerra de 1899. Até 1910, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, porém, nessa época, surgiu a organização das bandeirantes, destinada às moças.
O sucesso do escotismo espalhou-se por todo o mundo, atraindo milhares de jovens. As estimativas mais recentes contam cerca de dez milhões de escoteiros, espalhados por mais de cem países. O escotismo chegou ao Brasil em 1910. Em 4/11/1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil.
A hierarquia dos escoteiros respeita a faixa etária de seus membros. Os meninos de 7 a 11 anos de idade pertencem à categoria dos lobinhos. Os de 11 a 15 anos tornam-se escoteiros. A partir dos 16 anos, passam a ser seniores, responsáveis pelo ensino e pela guia dos iniciantes.
Ao serem admitidos, todos os escoteiros se comprometem a seguir os regulamentos da organização. Assim, recebem o uniforme e os ensinamentos práticos previstos no manual de Baden-Powell. Além da formação moral e cívica, o escoteiro aprende atividades práticas como: armar acampamentos, orientar-se pela bússola, fazer vários tipos de nós e prestar primeiros socorros.
Seu lema "Sempre alerta" traduz o espírito do escoteiro de estar atento às necessidades do próximo e pronto para a boa ação diária.
Fonte: http://www.paulinas.org.br/

Para celebrar a data, apresentamos os escoteiros da nossa escola:

João Emanuel, 14 anos, aluno do 8º ano A; Saymon Berckamp, 12 anos, aluno do 7º ano A; Osnir Duan, 11 anos e Lucas Emanuel, 12 anos, alunos do 6º ano A. Eles fazem parte do Grupo Escoteiro Desembargador Newton Pinto, e falam com alegria e orgulho de serem escoteiros. Consideram a principal atividade : os acampamentos, em que participam de provas, acendem fogueiras ( longe das árvores para não prejudicar a natureza) e se divertem pra valer. Aliás, o respeito à natureza é regra para todos. "Não podemos matar passarinhos ou poluir as águas", diz Lucas Emanuel. "Também recolhemos alimentos e roupas para serem doadas a pessoas carentes", diz Osnir Duan. "Em breve, estaremos fazendo uma campanha informativa nas escolas para divulgar o escotismo e conquistar mais crianças e jovens para o movimento", informa Saymon.
A Lei Escoteira esclarece um pouco mais sobre esse movimento:

"O Escoteiro tem uma só palavra: sua honra vale mais que sua própria vida.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
O Escoteiro é limpo de corpo e alma."

No Response to "23 DE ABRIL: DIA DO ESCOTEIRO"