sábado, 1 de outubro de 2011 Tags: 0 comentários

LEITURA DE SÁBADO: ANTÔNIA, DE CORDEL ENCANTADO

Quem assistiu a telenovela Cordel Encantado, veiculada na Rede Globo, certamente divertiu-se com a história que mesclou os contos de fadas europeus com a cultura nordestina: reis, princesas e príncipes encantadores, castelos, poções mágicas X cangaço, paisagens sertanejas,vocabulário arretado e por ai vai. Não deu outra: resultou numa originalíssima trama, de gostinho bem popular.
A novela nos apresentou personagens apaixonantes como o protagonista Jesuíno Araújo, inspirado no cangaceiro patuense Jesuíno Brilhante, conhecido como "o cangaceiro romântico"; a bela Maria Cesárea, mulher dotada de indizível talento culinário; o esperto Eronildes, ou Nidinho, menino levado da breca que, só mesmo ele com um jeitinho especial, dava vida e voz as inertes estatuetas; a valente e justa Doralice.
Não poderia passar despercebida a menina Antônia, interpretada pela atriz Luiza Valdetaro.
Menina rica e bela, filha de coronel. Educada nos rigores do machismo sertanejo, sequer aprendera a ler e suportava com conformada submissão as decisões do pai e as sandices do seu irmão Timotinho Cabral. Mas, achou a jovem de casar-se com o delegado Batoré, homem mais velho que lhe dedicava verdadeira adoração a ponto de 'não tocar em um só fio do seu cabelo dourado sem o seu consentimento'. Batoré lhe ensinou as letras e, inteligente, a menina Antônia descobre a leitura e que a leitura lhe dava o poder do conhecimento, de tomar decisões seguras e do seu querer, de opinar e expressar as suas ideias sem medo. 
Disse a menina:

' Minha felicidade está nos livros e, letrinha por letrinha, estou conseguindo me encontrar com ela"
"Os jornais, as revistas,os livros, são uma janela para o mundo"

Uma valiosa mensagem sobre a importância da leitura dada por uma personagem que, por meses, se apresentou nos lares brasileiros através de um dos meios de comunicação mais popular: a TV aberta.
E para fazer jus a tão bem elaborada personagem, um tema lindo de se ouvir e de se ler: Melodia Sentimental, de Heitor Villa Lobos com poema de Dora Vasconcelos.
LEIA:
Acorda, vem ver a lua
Que dorme na noite escura
Que surge tão bela e branca
Derramando doçura
Clara chama silente
Ardendo meu sonhar
As asas da noite que surgem
E correm no espaço profundo
Oh, doce amada, desperta
Vem dar teu calor ao luar
Quisera saber-te minha
Na hora serena e calma
A sombra confia ao vento
O limite da espera
Quando dentro da noite
Reclama o teu amor
Acorda, vem olhar a lua
Que brilha na noite escura
Querida, és linda e meiga
Sentir seu amor é sonhar
OUÇA :

Cléa Morais

No Response to "LEITURA DE SÁBADO: ANTÔNIA, DE CORDEL ENCANTADO"