sexta-feira, 30 de setembro de 2011 Tags: , 0 comentários

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Proposta de redação elaborada para aprimorar o domínio da linguagem. O roteiro tem como base um artigo de Alceu Luis Castilho, publicado na Revista Língua Portuguesa, 07/2011 - Edição 69.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ANO LETIVO:2011
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Você conhece o significado dessas palavras:
 Abléptico
Acatruzo
Acataléptico
Anelídio
Ancípite
Apedeuta
Cabrião
Graveolento
Ozostômico
Vaníloquo
Somítico
Valdevino
Presbiofrênico
Se não conhece, consulte um dicionário e registre seus significados no caderno. Você vai constatar que as palavras mencionadas acima são “insultos”, porém por não constarem no nosso vocabulário usual corremos o risco de ouvi-las e não nos dar conta de que estamos sendo insultados.
Agora, analise a situação abaixo:
     “A cena é conhecida. A TV transmite um gol importante. Em segundos, um torcedor sai à janela berrando em potência máxima, quase invariavelmente xingando o time adversário - em geral, solicitando que os rivais "chupem" algo, com a frase acompanhada de um "filho da..." ou de outro palavrão característico.
     Pois condomínios estão multando os moradores que fazem isso. Empresa que administra 149 condomínios paulistanos, a Light aplicou em 2010 um total de 299 multas e advertências por causa de palavrões em condomínios - de um total de 7.380 multas no período. Segundo a empresa, a maioria dos condomínios já adotou a norma. “
O que você acha desse fato? Qual a sua opinião sobre a proibição de termos de baixo calão, seja em condomínios, na escola ou em outros locais? Você considera isso legal? Você considera correto insultar com palavras seus colegas, professores ou qualquer outra pessoa?
Escreva um texto expressando a sua opinião sobre:  A proibição de termos de baixo calão

Fontes consultadas: Revista da Língua Portuguesa

No Response to "PROPOSTA DE REDAÇÃO"