Em virtude da finalização da reforma na escola fugimos da nossa tradicional programação de 'BOAS-VINDAS' e realizamos as atividades em sala de aula. O objetivo de hoje foi promover uma reflexão sobre a responsabilidade e o compromisso com os estudos e oportunizar os alunos a expressarem suas expectativas de aprendizagem para o ano 2014.
ESCOLA ESTADUAL
PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL /
ANOS FINAIS
ANO LETIVO 2014
Aluno (a):
__________________________________
Teste: Você é um bom aluno?
1-Analisando sua vida escolar,
você poderia afirmar que suas notas estiveram sempre:
a) Abaixo da média.
b) Na média.
c) Acima da média.
2-Em sala de aula, você prefere
sentar-se:
a) No fundo da sala.
b) No meio da sala.
c) Na frente.
3-Qual dessas afirmações pode
ser aplicada a você?
a) A maioria dos professores me
acha um péssimo aluno.
b) A maioria dos professores me
acha um aluno regular.
c) A maioria dos professores me
acha um excelente aluno.
4-Você costuma anotar tudo que
o professor comenta em sala de aula?
a) Apenas o que ele dita, ou
coloca na lousa.
b) Anoto apenas o que ele manda
anotar.
c) Anoto tudo o que posso.
5-Sobre seus cadernos de
apontamentos, você poderia afirmar:
a) São completamente
desorganizados e confusos.
b) São mais ou menos
organizados, consigo me achar facilmente.
c) São superorganizados.
6-Quando você está em classe e
um colega ao lado faz barulho dificultando a audição daquilo que o professor
diz, qual a sua atitude?
a) Fico na minha, cada um cuida
de si.
b) Peço para ele calar a boca
discretamente.
c) Mudo de lugar, afastando-me
do ruído.
7-Quanto aos preparativos para
a prova, você costuma estudar:
a) Faltando um ou dois dias
para o teste.
b) Durante a última semana que
antecede o teste.
c) Estudo diariamente, e por
isso estou sempre pronto.
8-Quando não consegue
compreender certos assuntos difíceis, qual a sua atitude?
a) Tento ler em livros.
b) Pergunto aos meus colegas
mais experientes.
c) Consulto o professor em
particular.
9-Você foi apanhado(a) de
surpresa por um teste-relâmpago, e tem apenas um dia para estudar toda a
matéria. Qual a sua provável atitude?
a) Faço uma "cola".
b) Estudo um pouco e faço
“cola”
c) Estudo o máximo que puder,
mas não faço "cola".
10-Durante uma aula, um
professor diz algo que a seu ver está incorreto. Qual a sua provável atitude?
a) Falo imediatamente na
classe.
b) Vou até ele e falo-lhe
confidencialmente.
c) Após a aula, confirmo num
livro e depois falo ao professor em particular.
11-Seus trabalhos extraclasses
podem ser descritos como:
a) Verdadeiras réplicas de
vários livros.
b) Um resumo de um bom livro.
c) Leio vários livros e depois
faço um resumo.
12-Você estuda com que frequência?
a) No máximo duas vezes por semana.
b) No mínimo quatro vezes por semana.
c) Praticamente todos os dias da semana.
CONFIRA O SEU RESULTADO
Maioria (a)
Você está na categoria de um péssimo estudante. Suas notas não são
nada boas comparadas a média da sua turma. Você tem problemas com seus estudos
e precisa urgentemente fazer uma reciclagem de seus objetivos, caso contrário
fracassará. Pense com carinho nos seus estudos, a importância deles para sua
vida, e quem sabe assim você o leve mais a sério.
Maioria (b)
Você está na média e pode ser considerado (a) como um(a) estudante
regular. Suas notas são também regulares e suas dificuldades não são
insuperáveis. No geral seu aproveitamento escolar está satisfatório.
Provavelmente você tem tido insegurança em algumas disciplinas e nelas
precisará de maior esforço para atingir a média ideal. Procure disciplinar-se e
conseguirá passar para o primeiro escalão formado pelos melhores estudantes.
Maioria ©
Você pode ser considerado um excelente aluno.
Seus professores fazem elogios frequentes ao seu bom desempenho, e
provavelmente seus colegas invejam suas boas notas. Você leva a sério os seus estudos
e por isso consegue notas acima da média. Continue assim, pois um bom currículo
quase sempre é um sinal de capacidade, inteligência e dedicação.
Mediante
resultado obtido no teste, liste alguns compromissos que você pretende ou
precisa assumir, bem como, alguns hábitos que atrapalham sua aprendizagem e que
é necessário superá-los para ter bons
resultados nos estudos. (Após todos concluírem, cada aluno apresenta o seu)
Compromissos que eu preciso manter / assumir
|
Hábitos que eu preciso superar
|
EM GRUPOS
O professor atribui para
cada grupo uma questão abordada no teste. Os alunos analisam a pergunta e
escolhem a resposta que apresenta a
atitude ideal e justificam o porquê.
APRENDENDO A APRENDER
DEDICAÇÃO. Esse pode ser considerado
o grande método de estudo para quem deseja aprender. Entretanto, existem
algumas regrinhas básicas para um melhor aprendizado:
- Aproveite cada minuto da aula, fique atento às explicações e tire suas dúvidas;
- Fixe um tempo de estudo em casa;
- Estude sozinha ou, no máximo, em dupla;
- Não deixe para estudar somente na véspera das provas;
- Ao estudar, sublinhe os pontos mais importantes e faça resumo dos conteúdos;
- Nunca estude ouvindo música, assistindo TV, acessando redes sociais;
- O lazer e o esporte são muito importantes para manter a saúde física e mental;
- Durma pelo menos de 8 a 9 horas por noite e alimente-se adequadamente;
Se você seguir essas
regrinhas básicas a certeza do sucesso é garantida.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora que você já testou e avaliou suas atitudes de estudante, já
conheceu algumas regrinhas básicas para obter sucesso nos estudos e também
avaliou as mudanças necessárias para melhorar cada vez mais seu desempenho
escolar, redija um texto sobre o tema ‘Minhas expectativas de aprendizagem em 2014’.
E NÃO ESQUEÇA:
O texto deve ter um título, no mínimo 15 linhas
escritas com letra legível na norma padrão da Língua portuguesa, não pode
conter gírias, linguagem abreviada ou símbolos usados na internet.
No Response to "TESTE: VOCÊ É UM BOM ALUNO?"
Postar um comentário