ü Objetivo: estimular a argumentação e a produção de textos escritos.
ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Ø Dividir a classe em 5 grupos.
Ø Explicar que, a tarefa está dividida em 2 etapas. Na primeira, os alunos ( em grupos) vão responder oralmente perguntas sobre o tema “Vida saudável” , já trabalhado anteriormente e , após, vão escrever um texto ( individual).
Ø Para as perguntas, o professor escreve no quadro:
01 | 02 | 03 | 04 | 05 |
06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
· O primeiro grupo escolhe um número e o professor faz a pergunta correspondente. Caso o grupo não responda, o professor pode indicar outro grupo para responder a questão. Na sequência, o grupo 2, e assim por diante.
· Na medida que as perguntas vão sendo respondidas, o professor vai riscando na lousa os números já escolhidos.
· Concluída as perguntas, desfaz-se os grupos e, individualmente, os alunos irão escrever seus textos.
ü Para a produção dos textos:
· O professor escreve os temas trabalhados na etapa anterior:
Atividade física - Alimentação saudável - Autoestima - Saúde emocional - Meio ambiente limpo
· Orienta os alunos a escolherem um tema para escreverem uma redação;
· O título do texto deve ser “A importância da(o) ( tema escolhido) para uma vida saudável”;
· O texto deve ter no mínimo 15 linhas escritas com letra legível na norma padrão da língua portuguesa, não pode conter gírias nem linguagem abreviada e símbolos usados na internet.
Prof. Cícero e Prof.ª Sâmara com os aluno do 6º C e D
Alunos do 7º B e 8ºC sob comando da Prof.ª Sandra Paiva
Prof.ª Rosenilda e alunos do 9ºB
TEXTOS SELECIONADOS:
ANEXOS
PERGUNTAS
- O que vocês compreendem por autoestima?
- Diga algumas atitudes que podemos adotar para melhorar a nossa autoestima.
- Um colega joga o papel da balinha ou do chiclete no chão, sujando o ambiente. O que você podem fazer para que ele não repita mais tão lamentável comportamento?
- Quais os alimentos que vocês consideram essenciais para uma dieta saudável?
- Vocês acham que uma pessoa que está bem acima do peso é porque se alimenta bem?
- O que é se alimentar bem?
- Quais os alimentos que vocês devem evitar por não ser benéficos a saúde?
- A merenda servida na escola é saudável ou não?
- Que outros alimentos vocês sugerem para compor o cardápio escolar?
- Quais os alimentos que vocês comem com frequência mesmo sabendo que não são saudáveis?
- Vocês praticam alguma atividade física?
- Citem alguns benefícios proporcionados pela atividade física.
- De que maneira um ambiente limpo contribui para uma vida saudável?
- Como vocês podem contribuir para manter limpo o ambiente escolar?
- Na relação com os amigos, quais as atitudes que podem magoar ou causar brigas?
- Como podemos agir para melhorar nossos relacionamentos, seja com os colegas, pais, irmãos etc?
- Como vocês avaliam um aluno que risca as mesas, carteiras, as paredes e os livros?
- Que conselho vocês dariam para um colega que risca as mesas, carteiras, as paredes e os livros?
- Vocês consideram a alimentação um fator importante para uma vida saudável? Por que?
- Tratar bem as pessoas, estar junto de quem ama, ser responsável com os estudos, ter momentos de lazer e descanso são reflexos de uma boa saúde emocional? Por que?
No Response to "GINCANA / VIDA SAUDÁVEL / 3ª ETAPA"
Postar um comentário