sábado, 10 de dezembro de 2011 Tags: , 0 comentários

GINCANA / VIDA SAUDÁVEL / 3ª ETAPA


ü  Objetivo: estimular a argumentação e a produção de textos escritos.

ESTRATÉGIA DE TRABALHO

Ø  Dividir a classe em 5 grupos.
Ø  Explicar que, a tarefa está dividida em 2 etapas. Na primeira, os alunos ( em grupos) vão responder oralmente perguntas sobre o tema  “Vida saudável” , já trabalhado anteriormente e , após, vão  escrever um texto ( individual).
Ø  Para as perguntas, o professor escreve no quadro:
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20

·         O primeiro grupo escolhe um número e o professor faz a pergunta correspondente. Caso o grupo não responda, o professor pode indicar outro grupo para responder a questão. Na sequência, o grupo 2, e assim por diante.
·         Na medida que as perguntas vão sendo respondidas, o professor vai riscando na lousa os números já escolhidos.
·         Concluída as perguntas, desfaz-se os grupos e, individualmente, os alunos irão escrever seus textos.

ü  Para a produção dos textos:
·         O professor escreve os temas trabalhados na etapa anterior:
Atividade física - Alimentação saudável -  Autoestima -  Saúde emocional -  Meio ambiente limpo

·         Orienta os alunos a escolherem um tema  para escreverem uma redação;
·         O título do texto deve ser  “A importância da(o) ( tema escolhido) para uma vida saudável”;
·         O texto deve ter no mínimo 15 linhas escritas com letra legível na norma padrão da língua portuguesa, não pode conter gírias nem linguagem abreviada e símbolos usados na internet.

Prof. Cícero e Prof.ª Sâmara com os aluno do 6º C e D
Alunos do 7º B e 8ºC sob comando da Prof.ª Sandra Paiva
Prof.ª Rosenilda e alunos do 9ºB
TEXTOS SELECIONADOS:

ANEXOS
PERGUNTAS
  •  O que vocês compreendem por autoestima?
  • Diga algumas atitudes que podemos adotar para melhorar a nossa autoestima.
  • Um colega joga o papel da balinha ou do chiclete no chão, sujando o ambiente. O que você podem fazer para que ele não repita mais tão lamentável comportamento?
  • Quais os alimentos que vocês consideram essenciais para uma dieta saudável?
  • Vocês acham que uma pessoa que está bem acima do peso é porque se alimenta bem?
  • O que é se alimentar bem?
  • Quais os alimentos que vocês devem evitar por não ser benéficos a saúde?
  • A merenda servida na escola é saudável ou não?
  • Que outros alimentos vocês sugerem para compor o cardápio escolar?
  • Quais os alimentos que vocês comem com frequência mesmo sabendo que não são saudáveis?
  • Vocês praticam alguma atividade física?
  • Citem alguns benefícios proporcionados pela atividade física.
  • De que maneira um ambiente limpo contribui para uma vida saudável?
  • Como vocês podem contribuir para manter limpo o ambiente escolar?
  •  Na relação com os amigos, quais as atitudes que podem magoar ou causar brigas?
  • Como podemos agir para melhorar nossos relacionamentos, seja com os colegas, pais, irmãos etc?
  • Como vocês avaliam um aluno que risca as mesas, carteiras, as paredes e os livros?
  • Que conselho vocês dariam para um colega que risca as mesas, carteiras, as paredes e os livros?
  • Vocês consideram a alimentação um fator importante para uma vida saudável? Por que?
  • Tratar bem as pessoas, estar junto de quem ama,  ser responsável com os estudos, ter momentos de lazer e descanso são reflexos de uma boa saúde emocional? Por que?

No Response to "GINCANA / VIDA SAUDÁVEL / 3ª ETAPA"