segunda-feira, 18 de agosto de 2014 Tags: 0 comentários

FAMÍLIA & SOCIEDADE / TRABALHO DE ARTES

Orientados pela Profª. Sandra Morais, os alunos do 9ºA, realizaram entrevistas com líderes espirituais, das diversas instituições religiosas de Apodi, sobre o tema "A FAMÍLIA 

COMO ELO NORTEADOR PARA UMA SOCIEDADE MAIS 

HARMÔNICA"

Vejamos alguns trabalhos:

ENTREVISTA
TEMA: FAMÍLIA
Nome: Nicélia Lima Morais
Função: Professora da Escola Bíblica Dominical da Igreja de Cristo em Apodi

1. Qual a maior realização da Sra. Como professora da escola Bíblica dominical?

É ver que meus alunos estão aprendendo os ensinamentos Bíblicos. Desse modo eles estão crescendo em graça e conhecimento. Como está escrito em 2 Pedro 3.18a,  “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”. Observo isso, por meio das suas falas durante as nossas aulas, e através das atividades que os mesmos desempenham na Igreja como no louvor, jograis e coreografias.

2. Como a Sra. Avalia a presença das famílias na Igreja?
Avalio como boa, mas poderia ser melhor. Por que a presença da família na igreja não pode ser, só um faz de conta, para mostrar as outras pessoas que frequenta uma denominação, ou apenas para se cumprir uma tabela. A família precisa está empenhada na igreja, servindo a Deus com todo amor e dedicação. Fazendo como disse Josué, no seu livro: “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” Josué 24.15.

TEXTO DE OPINIÃO
O PAPEL DA FAMÍLIA PARA MANUTENÇÃO DOS VALORES CRISTÃOS

A família é o ideal de Deus para o ser humano, Ele a planejou com excelência. Isso é comprovado por meio da Bíblia, no livro de Gênesis 2: 7, 8, 18,21-24. Que diz: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
A Bíblia também relata no Salmo 127.3 que “os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão”. Por meio desse versículo, vemos que os filhos são bênçãos, dádivas dadas por Deus aos pais.
Os Pais têm como tarefa ensinar e conduzir os filhos nos princípios bíblicos. Deus ordena isso no livro de Deuteronômio 6. 6-7 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”
Mas hoje, através dos meios de comunicação, principalmente por meio da televisão, os valores e a família tem se deturpado. Eles mostram um novo modelo de família, e querem que os cristãos aceitem um modelo de família que Deus não deixou, como vimos nos primeiros versículos citados acima.
 Então Construir uma família com a base sólida nos valores e princípios cristãos, é uma tarefa árdua, mas possível. Para isso é preciso que os pais estejam presentes na vida de seus filhos, ouvindo-os, dialogando e ensinando a palavra de Deus, pois Ela é o manual, cujo estão registrados os ensinamentos de Deus para a humanidade. Os pais precisam preparar seus filhos para enfrentar os ataques que surgem contra aqueles que andam de acordo com os princípios bíblicos. E mesmos sendo ridicularizados, zombados e até chamados de homofóbicos, eles permaneçam fies a palavra de Deus.

 A FAMÍLIA COMO ELO NORTEADOR PARA UMA SOCIEDADE MAIS HARMÔNICA

 Segundo o artigo 226 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a família é a base da sociedade, tem especial proteção do Estado. Ainda nesse mesmo artigo, o parágrafo 3 afirma que: Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
Então com base nesse artigo, a lei deixa claro que a família é à base da sociedade, e que essa família é composta por meio da união entre o homem e a mulher. Então sendo a família essa base para a sociedade a mesma deve funcionar como um elo norteador para a mesma.
 Mas devido os avanços tecnológicos advindos do capitalismo, aliados as ideias neoliberais. Formou-se um sistema que acaba excluindo aqueles que não possuem condições de acompanhar esses avanços, formando assim a classe pobre ou menos favorecida da sociedade.
Hoje estamos diante de uma sociedade com desigualdade social, violência, drogas, prostituição, e a criminalidade. E todas essas mazelas são frutos de dois fatores, o primeiro é que as pessoas tem se distanciado de Deus e dos princípios da sua Palavra e com isso, boa parte das famílias estão desestruturadas, e o segundo é fruto do sistema capitalista.
A família precisa está unida e firmada nos princípios Bíblicos, na ética e na moral, para ser capaz de nortear a sociedade. Ensinando com fé, amor e esperança aos seus filhos os valores cristãos, para os mesmos se tornarem cidadãos éticos e responsáveis, em busca de uma sociedade mais justa.

Família: um projeto de Deus

Os registros Bíblico:
“Mas, no princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher;
e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne.
Não separe, pois, o homem, o que Deus uniu",  Marcos 10,6-9
.
Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”, Gen. 2, 24 .
“Os filhos são herança do Senhor”, Salmo: 127:3
definem a família, sendo a primeira instituição estabelecida com propósito divino com caráter sagrado. Tendo como princípio essa verdade, a família torna-se naturalmente  a célular mater da sociedade, ou seja, a direção norteadora para uma nação ou comunidade que deseja prospectar e viver em harmonia em aspectos diversos da vida.
 Diante das transformações da sociedade atual, que tem como premissa a quebra do modelo inicial para impor uma nova regra, sendo essa meramente humana, a família tem como desafio cultivar princípio e valores que são Eternos. Em toda a história da humanidade todos os intentos que visam mudar o curso lógico definido por Deus, seja no aspecto natural, social ou espiritual, sua consequências são desastrosas.
 Então, observar e viver (Pela graça) as orientações dadas por Cristo é sem sombra de dúvidas a melhor receita, ou seja, nosso papel.
Diante desse cenário, pergunto: Melhor é obedecer a Deus ou a homens?

José Maria

 Família e sociedade

Meu nome é Maria de Fátima Gomes, mais conhecida como Evangelista Maria da paz. Sou dirigente da igreja mundial da paz do Brasil na cidade de Apodi. Tenho vivido uma experiência muito interessante com minha família. Tenho irmão pastor e quase todos os meus familiares servem ao Senhor Jesus. Tenho como experiência que a presença dos familiares na igreja da uma certa segurança a estrutura da família, quando andamos juntos no caminho do senhor, sempre fica mais fácil resolvermos problemas relacionados a família. Apesar de muitas vezes os nossos familiares terem mais liberdade para falar dos seus problemas também existem pequenos conflitos causados justamente pela intimidade entre os membros da família. O que mais me impressiona na presença dos familiares na igreja é que podemos sempre contar com a ajuda deles nas tarefas relacionadas a igreja. Como em todas as situações da vida, a presença dos familiares na igreja tem suas vantagens  e desvantagens, mas com certeza, temos mais vantagens. Bom mesmo se nós conseguissêmos conquistar toda a nossa família pra Jesus e formamos uma grande família chamada Igreja do Senhor. Quanto a minha maior realização como Pastora acho que foi justamente conquistar alguns familiares para Jesus e guiar esse povo com o cajado do senhor pelo caminho que o senhor direcionou.
Entrevistada: Maria de Fátima Gomes
Dirigente da igreja: Igreja Mundial da Paz
Componentes:
ü  Dánison de Oliveira
ü  Laura Nicolly
ü  Léia Oliveira
ü  Murilo kleyton
ü  Talita monielly

 A família como elo norteador para uma sociedade mais harmônica

Antes de entrar no tema, propriamente sugerido, é bom elencar alguns fatores que julgo importante para colocar ou talvez, demonstrar a real situação da família em nossa sociedade. Estamos falando de um tema que é vital para os rumos da sociedade, mas, infelizmente, a sociedade de hoje, buscando a tão sonhada liberdade, acaba por destruir a célula mais importante que dá ou que poderia dá a sustentabilidade de uma vida livre. Os parâmetros que usamos para a manutenção do status que muitas pessoas almejam, são predominantes para a destruição dos nossos lares. O individualismo, o consumismo e o relativismo estão, infelizmente, como pontos chaves para as crises que nos rodeiam e nos deixam angustiados, tristes e depressivos.
Hoje o mundo fala de uma família moderna que conquistou espaço, algum conforto e por vezes algum tipo de liberdade. Mas, ao mesmo tempo a família se encolheu, se endividou e ficou presa ao mercado rápido que as vias midiáticas impõem, exploram e sufocam todo tipo de reação humana, quando tenta dizer não ao sistema, ao projeto consumista e se fragilizam ao ponto de não mais ter forças ou motivação para vencer esses conflitos sociais e imergem-se às crises que passam pelas finanças, pelas politicas, atingem crises psicológicas e penetram, profundamente, nas crises religiosas e espirituais. Não temos mais um Deus que nos ensina o caminho, mas, ao mesmo tempo, queremos o Deus próspero que nos dar a garantia de uma vida farta, bastando para isso em algumas seitas, sermos generosos e pagarmos o dízimo da percentualidade.
Dito isso, devo dizer que nós estamos numa mudança de época, onde a grande dificuldade de compreensão é que vivemos no redemoinho das perguntas que horas são inefáveis, ora são impossíveis de responder. Assim, vamos tentando encontrar respostas para os nossos desânimos e nesse ponto, a nostalgia nos faz um canto de saudades. Queremos ouvir os conselhos dos nossos pais para passar para os nossos filhos. Queremos o alpendre da fazenda cheia de gente e de conversas, o domingo da Missa, do culto e das calçadas, a partilha entre os vizinhos e... acabamos por não encontrar respostas satisfatórias,  quando somos questionados e interpelados.
O certo é que a resposta eficaz, sem querer aqui ser beato, nem tampouco profeta, está no Deus que fez o céu e a terra. Devemos lembrar que o povo de Deus sempre caminha, porque o plano divino é lhe dar o melhor. Ele sempre escolhe o caminho; e embora para nós seja, muitas vezes, incompreensível, nós sempre encontramos neste caminho o refúgio, a sombra, o mel e o leite que jorra de fontes inesgotáveis. O próprio Jesus quando chega no meio de nós, Ele vem como a Boa Nova que nos trata como o rebanho escolhido por Deus para ganhar como herança o Reino que não se acaba. Isso não é conto de fadas, nem é encenação teatral. E é nesse ponto que entra a importância da família para uma vida digna, vida comunitária e vida em sociedade. Prova disso é que Deus envia o seu filho para nascer no seio de uma família e habitar entre nós. Para fortalecer ainda mais a questão familiar, Mateus e Lucas narram no primeiro e no quarto capítulo, respectivamente, a sua genealogia, onde vamos encontrar os seus parentes, diga-se de passagem, pecadores, cheios de conflitos e busca de identidade pois,  o povo de Deus era, no início,  um povo nômade, mas que prosseguiu com a força daquele alimento para que tivéssemos a certeza que Deus de fato nos amou primeiro. Com isso devemos retornar ao nosso ponto principal, para dizer que se estamos em um tempo que é sensível a mudanças, deveremos também, nos deixar moldar e através da mudança sermos novas criaturas. Aliás, eis o que dinamiza uma sociedade; a capacidade de viver numa constante mudança e ter sempre em mente que somos seres aptos ao conhecimento e a compreensão dos grandes desafios que enfrentamos todos os dias.
Por isso que a família é sem dúvidas, a célula básica da sociedade. João Paulo II já dizia que o futuro da humanidade passa pela família, num entendimento claro, que a família é a primeira escola de todos os seres humanos. Nesse sentido ela é como um elo que liga pessoas, ponte que abraça extremos e é berço de valores na formação dos filhos. Dom Rafael L. Cifuentes,  Bispo de Nova Friburgo, RJ, e Bispo responsável pela Pastoral Familiar, vai dizer que a família é o local para acontecer dois partos: O biológico (O filho nasce para a vida) e o sociológico (o filho nasce para a sociedade). Esta participação na sociedade deve acontecer com a participação do Homem (pai) e da Mulher (mãe), para ocorrer uma diversidade de valores com princípios educacionais, profissionais, econômicos e políticos para que o homem , a mulher, estejam bem focados na responsabilidade de quererem filhos melhores para um mundo que vive em constante desafios.
No âmbito social, a família é a sociedade pequena que instrui uma pequena comunidade para participar integralmente de uma sociedade massiva que cheia de problemas tenta buscar soluções para não deixar perecer a célula que desenha o futuro da humanidade. No âmbito espiritual, a família é comunidade segura que deve aprender de Deus, como caminhar no mundo. Ela deve ser, enquanto entidade, a solução para uma sociedade que precisa de uma presença diária de uma evangelização contínua onde desse modo pode olhar com esperança o futuro das comunidades.

Luis de Bevenuto.


  • Entrevista com o Pr.Welitton Souza
  • 1- Qual a maior realização do Senhor como Pastor?
  • R= É cuidar de pessoas e ter a convicção de estar fazendo a vontade de Deus.
  • 2-Como o Senhor avalia a presença das famílias na igreja?
  • R=Analiso de maneira significativa, pois a palavra de Deus apresenta valores morais e divinos que nortearão as famílias, coisa que a mídia e nem a própria psicologia tem feito.


FAMILIA BERÇO DOS VALORES FUNDAMENTAIS   

                                                                                       FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA:  At 16, 25-34
Por Prof. Felipe Aquino
Deus nos criou para vivermos em família. Jesus, ao vir ao mundo, não precisava necessariamente viver em uma família, mas Ele assim o quis, para deixar-nos o seu exemplo. É na família que a vida é gerada, cuidada, amada e engrandecida. É no seio da família que o ser humano é construído. Foi no seio da família de Nazaré que o Menino Jesus foi preparado para a grande missão de Salvador dos homens. Portanto, a família é a grande escola da vida, é o educandário do amor, da fé, da justiça e da paz. É o berço da santidade.
É porque a família é hoje tão ofendida pelas pragas da imoralidade, que a sociedade paga um alto preço social: jovens deliquentes, crianças abandonadas, pais separados, homens e mulheres frustrados, tanta violência, tanto crime, tanta morte…
O Catecismo diz que a "A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade" (§ 2207). "É no seio da família que os pais são para os filhos, pela palavra e pelo exemplo, os primeiros mestres da fé", ensina a Igreja (LG, 11). "O lar é assim a primeira escola de vida cristã e uma escola de enriquecimento humano. É aí que se aprende a fadiga e a alegria do trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sobretudo o culto divino pela oração e oferenda de sua vida" (§ 1657).
Para os pais, a vida conjugal é uma oportunidade riquíssima de santificação, na medida em que, a todo instante, precisam lutar contra o próprio egoísmo, soberba, orgulho, desejo de dominação, etc., para se tornar, com o outro, aquilo que é o sentido do matrimônio: "uma só carne", uma só vida, sem divisões, mentiras, fingimentos, tapeações, birras, azedumes, mau-humor, reclamações, lamúrias, etc.
A luta diária e constante para ser "exemplo para os filhos", para manter a fidelidade ao outro, para "vencer-se a si mesmo", a fim de se construir um lar maduro e santo, faz com que caminhemos para a na nossa santificação. As cruzes do lar, o desemprego, as doenças, as dúvidas, os vícios do cônjuge, a dificuldade com os parentes, a preocupação com os problemas dos filhos, etc., tudo isso, torna-se, no casamento, como que o "fogo" que queima as ervas daninhas de nossa alma e nos encaminha para a perfeição cristã.

Por outro lado, a enorme tarefa que Deus confia aos pais, na geração e na educação dos filhos, o exercício dessa missão sagrada coopera para a santificação deles. O Catecismo diz que: "O papel dos pais na educação dos filhos é tão importante que é quase impossível substituí-los". "O direito e o dever de educação são primordiais e inalienáveis para os pais" (§ 2221; FC 36). Para cumprir com responsabilidade essa sagrada missão, os pais devem criar um lar tranqüilo para os filhos, onde se cultive a ternura, o perdão, o respeito, a fidelidade e o serviço desinteressado. Aí deve ser cultivado a abnegação, o reto juízo, o domínio de si, para que haja verdadeira liberdade.

          TEMA: FAMILIA BERÇO DOS VALORES FUNDAMENTAIS 
       Familia, escola do perdão e lugar da Paz
                                                  FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA  Mt 18, 21-22                                        TEXTO PARA REFLEXÃO
A família é um lugar extraordinário de descoberta da diferença. Esta descoberta se faz pouco a pouco. No começo da relação do casal, na lua de mel: "Tu és a mulher mais bonita do mundo!", "Não! Tu és o mais bonito dos homens!".
Estamos em pleno idealismo. Há nisso algo de muito belo! Depois, rapidamente, nós descobrimos que o outro não é somente qualidade e beleza. Há nele - e em nós - luz! Mas há também trevas, angústia, medo. Progressivamente, a partir da lua de mel, começa a tarefa de aceitar o outro como ele é, de descobrir sua beleza profunda, sem se deter no superficial.


Que descobrimos? Que o ser humano é, ao mesmo tempo, de uma maravilhosa beleza e de uma imensa fragilidade! Que temos necessidade uns dos outros, que o outro nos revela nossas próprias feridas, nossos próprios bloqueios... São, por exemplo, as discussões sem fim para saber se se compra queijo prato ou mussarela. Ou, no carro, se vamos por esta ou por aquela rua... Eis que por qualquer dá cá esta palha estamos no ponto de puxar um revólver! Significa que somos bem frágeis! Porque, no fundo, dobrar à direita ou à esquerda não tem verdadeiramente importância! Mas há em nós uma necessidade de provar que temos razão e que o outro está errado, uma necessidade de ser superior, um medo de ser agredido.
Jesus destaca essa fragilidade do homem quando diz: Por que olhas o cisco no olho de teu irmão e não enxergas a trave que há no teu? Como podes dizer ao teu irmão: "deixa-me tirar o cisco do teu olho", se tens uma trave no teu? (cf. Mt 7,3-5). É tão fácil ver os defeitos dos outros! Mas admitir nossos defeitos, nossos próprios erros, é muito difícil! Nós temos sempre uma trave em nosso olho que nos impede de enxergá-los. A vida em família nos permite descobrir esta realidade através das discussões, problemas ou conflitos. É preciso estar engajado numa relação para chegar a esta revelação e a este reconhecimento de nossa fraqueza. É uma passagem obrigatória para nossa libertação. Se nos recusamos a admitir tudo que é, em nós, ferida, erro, pobreza, pecado, infidelidade, jamais poderemos crescer.

Se uma família desempenhou seu papel de revelador, ela pode também ser o lugar da cura através de uma experiência absolutamente simples e bela: o perdãoO perdão consiste em aceitar que o outro é outro, com suas feridas e fragilidades, e que ele tem o direito de viver assim como ele é. É também a aceitação de que nós podemos mudar, ser transformados. O perdão é algo extraordinário! É o dom fundamental de Jesus para cada um de nós. É a base de toda relação humana. Não há verdadeiras relações e, portanto, não há verdadeira vida familiar enquanto não se chegou ao ponto do perdão.

Para aprender a perdoar é preciso quebrar nosso egoísmo, é preciso derrubar este muro que construímos em volta de nós mesmos para obrigar os outros a estar a nosso serviço. Isso acontecerá por um dom de Deus. Mas também passará por certos conflitos. É a razão pela qual não é preciso ter muito medo dos conflitos em família ou na comunidade. Na verdade, esses conflitos nos revelam mutuamente nossas feridas e ao mesmo tempo podem nos ajudar a procurar mais aquilo que nos une. Não somos absolutamente ridículos ao discutir por um queijo? Não há coisas mais importantes que nos unem? É preciso viver sempre em um mundo de competição? É preciso ter sempre razão? Se nós nos colocamos estas questões por ocasião dos conflitos que encontramos, não iremos descobrir, pouco a pouco, quem somos verdadeiramente e nos acolher tal qual nós somos? Não é fácil amar a si mesmo. Nós nos condenamos ou nos colocamos sobre um pedestal, nos acreditamos ser da elite ou nos mergulhamos nos abismos, na depressão... Entre estes extremos, descobrir e aceitar quem e o que nós somos na realidade é um longo aprendizado. A família é o lugar privilegiado desse aprendizado porque é o lugar onde eu sou amado como sou, onde minhas fraquezas são perdoadas, onde a compaixão e o perdão do outro me ajudam a carregar minhas fragilidades. O perdão é vivenciado de forma continua e intensa.
Uma família que perdoa, uma família que celebra, uma família onde se escuta mutuamente, uma família que tem tempo de estar juntos será uma família fecunda, fonte de vida para as outras famílias. Ela será sinal de que o amor é sempre possível sobre a terra, que nós não estamos condenados à competição, à guerra, ao divórcio. Esta família testemunhará uma comunhão que a ultrapassa porque encontra sua fonte no próprio Deus. Ela garantirá a verdadeira paz...

A SOCIEDADE MAIS JUSTA E SOLIDÁRIA COMEÇA NA FAMÍLIA
 FAMILIA: PRINCIPIO DA SOLIDARIEDADE
                                                                                                                                                                                               FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA  Sl 128 (127) 1-6                      
TEXTO PARA REFLEXÃO
Feliz quem teme ao Senhor e anda em seus caminhos
Sl 127, 1
O direito-dever de educar os filhos por parte dos pais é essencial, original, primário, insubstituível e inalienável porque está ligado à transmissão da vida.  Os pais são, na realidade, os guardiões da vida humana! É no seio da família que as crianças aprendem a viver em sociedade e vislumbram valores:  justiça, bondade,  verdade, solidariedade, generosidade, fidelidade entre outros.  No seio da família as jovens gerações acolhem  o diferente, exercitam-se na recepção do estranho, treinam a tolerância.  Ali crianças, adolescentes e jovens aprendem também a conviver com os dentro e os de fora, os de perto e os de longe, os vencedores e os derrotados, ou seja, são treinadas para viver a solidariedade.   A solidariedade seria a modalidade da virtude do amor.
Educam pai e mãe pelo testemunho, pela presença, pelos valores que encarnam e com os quais iluminam seu viver de pessoas adultas, respirando alegria de viver. Pais e mães educam quando valorizam os filhos e educando, respeitam-nos, quando “gastam” alegremente seu tempo com eles.  Educam outros membros da família: os avós com o coração enfeitado pela sabedoria adquirida ao longo dos anos da vida; os tios, por seu testemunho, sua ternura, sua firmeza amorosa. Nas coisas de todos os dias, as crianças aprendem a pensar nos outros e a acolher as diferenças com compreensão e administrar sua própria existência. Num mundo marcado pelo aleatório, arbitrário e vago, pela multiplicidade de possíveis, a tarefa que se impõe aos cristãos consiste em educar o querer, orientá-lo para finalidades que possam ir além da mera sensibilidade, procurando, é claro, integrá-la na vida, aprendendo a se superar, mas sem competição  nem rivalidade para com o outro.
O Papa afirma: “Na realidade, hoje cada obra de educação parece tornar-se cada vez mais árdua e precária. Por esse motivo, fala-se  de uma grande “emergência educativa”, da dificuldade que se encontra ao transmitir às novas gerações os valores-base da existência e de um reto comportamento, dificuldade esta que interpela a família, e pode-se dizer a todos os outros organismos que se propõem finalidades educativas como a escola.
Frente então a um mundo sem norte de sentido, a família Cristã, a partir da Fé recebida da Igreja e sustentada pelo Espirito Santo, torna-se luz e orientação segura para a educação dos filhos quando queremos a solidariedade em nosso meio. 

ENTREVISTA COM JOSÉ MARIA

1- Como o senhor avalia a presença dos familiares na igreja?
R - a família é a entidade mais importante da sociedade, portanto se quisermos uma sociedade equilibrada é preciso que a família tenha princípios, o principal princípio tendo a família participando relativamente na vida cristã.

2- Qual a maior realização do senhor como pastor?
R- Ver família sendo restaurada.

Aluna: Robelly Bandeira 9ºA

No Response to "FAMÍLIA & SOCIEDADE / TRABALHO DE ARTES"