Desafio lançado pela coordenadora pedagógica Cléa Morais as alunas do 8ªA Elisabeth Sabrine, Eduarda Tavares e Tuanny Victoria
PARA REFLETIR
PARA REFLETIR
3% é uma estatística preocupante. Expressa uma realidade lastimável que persiste na pátria amada Brasil. E talvez, perdure por tempo indeterminado. Segundo dados do IBGE apresentados no ano de 2011, 3% das crianças e jovens de 4 a 17 anos, estão fora da escola. A educação, direito fundamental de todo cidadão brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, no artigo 205, está sendo negado a essas crianças e jovens em idade escolar. Por falta de vagas, por falta de transporte, pela necessidade deles trabalharem para ajudar no sustento da família, pelos caminhos marginais que a sociedade os pressiona a trilharem, enfim: por inúmeras outras razões. E quando transformamos esse percentual em números a realidade se torna mais chocante: são 3,6 milhões de infantes que não frequentam a escola. Em estimativas apresentadas pelo movimento Todos Pela Educação, somente em 2021 atingiremos a meta de 98% de matrículas. Não é mesmo um número perfeito. O futuro nos garante que alguns brasileirinhos ainda terão esse direito negado.
E é por esta triste constatação que proponho a vocês, caríssimos alunos, uma reflexão: e se fosse vocês que não tivessem esse direito respeitado? E se fosse um de vocês que não frequentasse a escola, que não tivesse professores, livros, boletins, pesquisas, seminários, testes? E ai? Como seria?
Que bom que para vocês é só uma reflexão!
Que bom que para vocês o direito está garantido.
E, por isso, eu convido vocês a fazerem valer esse direito. A cuidarem do estudo como um tesouro valioso que está na responsabilidade de cada um zelar e usufruir . Estudo é compromisso que deve ser levado muito a sério; requer esforço e dedicação para que a aprendizagem siga uma trajetória de sucesso.
Mas: como ter uma boa aprendizagem?
Todos têm um grande potencial mas, nem sempre, apresentam a mesma disposição para o estudo. Temos muitos exemplos de alunos que se empenham, que têm prazer em estudar e aproveitam de forma positiva o tempo que estão na escola. Mas, infelizmente, temos o inverso: alunos que frequentam a escola sem maiores interesses; sem assumirem a responsabilidade com seus estudos e, a revelia de todos os conselhos dados por pais e educadores, levam os estudos na brincadeira, como algo sem valor e importância para sua formação moral, profissional e cidadã.
Em qual desses perfis você se enquadra?
Qual a sua postura frente a educação escolar?
O que você está disposto a fazer para melhorar cada vez mais ou assumir com mais responsabilidade seu direito de estudar?
E ai: o que a escola representa para você?
Em qual desses perfis você se enquadra?
Qual a sua postura frente a educação escolar?
O que você está disposto a fazer para melhorar cada vez mais ou assumir com mais responsabilidade seu direito de estudar?
E ai: o que a escola representa para você?
***
E, para alguns deles ou melhor dizendo, delas, lanço aqui uma proposta: vamos compartilhar o segredinho do sucesso de vocês? O que vocês fazem para conseguirem uma boa aprendizagem? Quais as estratégias, os hábitos, a rotina de estudo... toda dica é valiosa e servirá de incentivo para que todos os alunos possam, de fato, fazer valer o direito de estudar.
E ai, Eduarda Tavares, Elisabeth Sabrine e Tuanny Victoria: vão aceitar o desafio?
Elas aceitaram sim!
E responderam:
Minha Aprendizagem
Cada ano é sempre uma continuação de tudo que precisamos para aprendermos, no inicio é sempre difícil, é mais um degrau para aprender o que precisamos. Aprender é difícil,é claro! Mas, para isso, tenho os meus professores que sempre me auxiliam muito bem. Sou sempre muito atenta as aulas, presto atenção em todos os detalhes, nas dúvidas procuro meus professores, nas provas e trabalhos sou muito dada aos meus estudos , pesquiso tudo com muita atenção,nos trabalhos realizado em grupo sempre estou dando minha opinião.
Acompanho cada ano escolar com muito esforço, porque quero sempre continuar fazendo tudo certo,pois é através da minha aprendizagem que terei um nome profissional.E é através de tudo que faço, que espero dar aos meu estudos o melhor de mim.
Quando você achar que não consegue,erga a cabeça e comece de novo,porque a vida não é só feita de vitórias,mas também de fracassos e temos que saber superá-los.
Desafio cumprido,só falta Eduarda Tavares e Tuanny Victoria cumpri o desafio.
Elisabeth Sabrine
Minha Aprendizagem
O motivo pelo qual eu estou aqui fazendo este texto, é porque pediram para eu deixar algumas dicas sobre minha aprendizagem. Bom eu sei que para ter um bom futuro, a primeira coisa que devemos fazer é simplesmente "estudar", porque é através dos estudos que podemos ser alguém na vida.
Ai vai algumas dicas sobre minha aprendizagem e como você ter uma também: A primeira coisa é sempre colocar amor nos estudos, porque não adianta você vir a escola sem sua livre e espontânea vontade. Depois sempre ter respeito com todos(colegas, professores, funcionários). É sempre dedicar atenção as aulas, buscar aprender cada vez mais e mais. É também tirar notas boas , não só notas com 10, mas que seja acima da média. É manter cadernos e livros organizados. É botar interesse nos trabalhos escolares. É estudar dias antes das provas. É fazer o professor aprender junto com você. É também ser sempre amigo(a) com seus colegas de classe, ajudar eles em algumas dificuldades. É valorizar sua escola e mostrar ter grande carinho por ela. É fazer de você mesmo um bom aluno(a).
Sei que nem todos que estão lendo agora vão seguir essas dicas, mas espero que alguns sim, porque a escola é o melhor investimento para o nosso futuro. E para tornarmos essa simples palavra "aluno" virar realidade é preciso dedicação e para ter dedicação é preciso esforço!
*Desafio cumprido!!
Eduarda Tavares
Meus estudos
Quando falo estudos logo lembro em educação, oportunidade e futuro, é pensando nisso que ganho animação a cada dia que passa. Presto muita atenção nas aulas, faço todas as atividades, participo, gosto de ensaiar para apresentar meus trabalhos e quando chego em casa faço um resumo dos assuntos que aprendi.
Gosto de tirar minhas dúvidas e nunca desisto quando erro, pois errar é humano e a gente aprende com os erros. Não tenho a escola como uma obrigação , mas sim como uma grande oportunidade, por isso vou melhorar mais e mais, fazendo valer o direito que tenho de estudar, com isso poderei ter um melhor futuro, com um trabalho digno. Depois vou ver tudo o que conquistei, sabendo que isso foi fruto do meu suor e lembrar que as coisas que deixei de fazer para estudar valeu a pena. Pensem e reflitam sobre este texto, espero que tirem uma lição de vida e daqui por diante melhorem cada vez mais suas atitudes.
Aluna Tuanny Victoria
Parabéns, meninas! Valeu as dicas e, principalmente, o exemplo
de vocês em sala de aula. E, que todos vocês, alunos e alunas da
EEPGL, façam valer o direito de estudar.
No Response to "DESAFIO"
Postar um comentário