quarta-feira, 14 de novembro de 2012 Tags: , 0 comentários

OFICINA DE LEITURA E ESCRITA / TEMA: PALAVRAS DE BAIXO CALÃO: VOCÊ APROVA?

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO LETIVO: 2012
PALAVRAS DE BAIXO CALÃO: VOCÊ APROVA?
Dinâmica
  • O professor distribui pedacinhos de papel contendo o início de algumas frases;
  • Os alunos devem completar a frase expressando a sua opinião sobre o que está escrito.
Ø  Um pouco de leitura:
      Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta significado chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto-de-vista de algumas religiões ou estilos de vida. Palavras de baixo calão, ou simplesmente, palavrões, são formas inadequadas na norma culta da língua portuguesa e geralmente usados de forma popular e coloquial
Histórias em Quadrinhos
Representação comum do palavrão em histórias em quadrinhos.
Em geral, nas histórias em quadrinhos infantis e infanto-juvenis, a fim de não chocar ou horrorizar os leitores (que são em sua esmagadora maioria crianças e adolescentes), bem como de manter a integridade da norma culta, os balões de fala representam os palavrões com grafismos, sejam desenhos como cobras e lagartos, bombas, ou caracteres como a tralha ("jogo-da-velha" ou antífen), arrobas, além de nuvem de chuva, crânio, ossos, punhal com lâmina retorcida, espirais e outros permitidos pela imaginação do roteirista.
Televisão
Em séries de TV (geralmente em animações), com a mesma intenção dos roteiristas de histórias em quadrinhos, usam-se sons para substituir a tal palavra, como por exemplo, no episódio "Conversa de Marinheiro", da 2ª temporada de Bob Esponja, mas em outros desenhos mais destinados a adultos, tais como Fudêncio e Seus Amigos, South Park e Family Guy, não têm as expressões de baixo calão censuradas.
Você conhece o significado dessas palavras:
Ø  Abléptico
Ø  Acatruzo
Ø  Acataléptico
Ø  Anelídio
Ø  Ancípite
Ø  Apedeuta
Ø  Cabrião
Graveolento
Ozostômico
Ø  Vaníloquo
Ø  Somítico
Ø  Valdevino
Ø  Presbiofrênico
      As palavras mencionadas acima são “insultos”, porém por não constarem no nosso vocabulário usual corremos o risco de ouvi-las e não nos dar conta de que estamos sendo insultados. Para descobrir os significados, realize a tarefa proposta:
ü  Coloque em ordem as palavras abaixo:

D
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
T
 
 
 
 
 
 
 
R
 
 
 
 
 
 
G
 
 
S
 
U
 
 
 
 
 
 
S
 
 
 
G
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O
 
 
 
 

 R
 
 
 
 
 
M
 
 
-
 
 
 
 
 
 
 
 
 
G
 
 
 
 
 
 
S
 
 
 
 
 
 
 
 
R
 
 
 
 
 
 
 
 
N
 
 
 
 
 
 
 

01- ADDQULIIEESROB 
02- HLOEENPT
03- RUOBR
04- NGAUESSSSAG
05- SLOFA
06- TARGNNIOAE
07- TAOHC
08- FNOEDRETO
09- AMU ÁTHILO
10- AAAGTLRE
11- NISOVA
12- TAAISAPR
13- OONSITMRE
ü  Agora, analise as situações abaixo:
Texto I
     “A cena é conhecida. A TV transmite um gol importante. Em segundos, um torcedor sai à janela berrando em potência máxima, quase invariavelmente xingando o time adversário - em geral, solicitando que os rivais "chupem" algo, com a frase acompanhada de um "filho da..." ou de outro palavrão característico
     Pois condomínios estão multando os moradores que fazem isso. Empresa que administra 149 condomínios paulistanos, a Light aplicou em 2010 um total de 299 multas e advertências por causa de palavrões em condomínios - de um total de 7.380 multas no período. Segundo a empresa, a maioria dos condomínios já adotou a norma. “
Texto II

       “ Na escola um aluno xinga o outro:
             _ Diga ai, veado...
Ou ofende na maior tranquilidade:
            _ Omi, vai tomar no ...
       Essas situações se repetem no cotidiano escolar e ao que parece, para os alunos é absolutamente normal se referir  aos colegas dessa forma e  tratar as pessoas com expressões semelhantes, nada tem a ver com educação e respeito.”
Debate
O professor deverá ser o mediador e incentivar os alunos a exporem seu ponto de vista apresentando as indagações abaixo:
ü  Verificar com os alunos se eles já presenciaram ou vivenciaram alguma situação semelhante as descritas nos textos (pedir que descrevam a situação e que falem como se sentiram);
ü  Sugerir que os alunos expressem seu ponto de vista sobre essas situações: se consideram errado ou normal falarem com os outros dessa forma, com termos agressivos;
ü  Verificar o que pensam sobre os fatos descritos nos textos acima;
ü  Sugerir que expressem, individualmente, sua opinião sobre a proibição de termos de baixo calão, seja em condomínios, na escola ou em outros locais públicos; Questionar se consideram correto insultar com palavrões os colegas, professores ou qualquer outra pessoa,
ü  Produção textual
Ø  Escreva um texto expressando a sua  opinião sobre:  A proibição de termos de baixo calão em locais públicos;
Ø  O texto deve ter um título, no mínimo 20 linhas escritas com letra legível na norma padrão da língua portuguesa, não pode conter gírias, linguagem abreviada ou símbolos usados na internet.
Ø  O autor da melhor redação será premiado.
Bom trabalho
REGISTRO EM FOTOS:

Prof.ª Ednelvia orientando os alunos no 6º A
 

Alunos elaborando seus textos

Apresentação dos textos produzidos
***
O presente trabalho faz parte de uma série de atividades a serem desenvolvidas objetivando promover uma reflexão crítica sobre o uso de palavrões na escola e em outros locais públicos.
 

No Response to "OFICINA DE LEITURA E ESCRITA / TEMA: PALAVRAS DE BAIXO CALÃO: VOCÊ APROVA?"