ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO LETIVO: 2012
PALAVRAS DE BAIXO CALÃO: VOCÊ APROVA?
Dinâmica- O professor distribui pedacinhos de papel contendo o início de algumas frases;
- Os alunos devem completar a frase expressando a sua opinião sobre o que está escrito.
Uma palavra de baixo calão, popularmente
conhecida como palavrão, é um
vocábulo que pertence à categoria de gíria
e, dentro desta, apresenta significado chulo, impróprio, ofensivo, rude,
obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto-de-vista de algumas religiões
ou estilos de
vida. Palavras de baixo calão, ou simplesmente, palavrões,
são formas inadequadas na norma culta da língua portuguesa e geralmente usados de forma popular
e coloquial
Histórias em Quadrinhos
Em geral, nas histórias em quadrinhos infantis e
infanto-juvenis, a fim de não chocar ou horrorizar os leitores
(que são em sua esmagadora maioria crianças e adolescentes), bem como de manter
a integridade da norma culta, os balões de fala representam os palavrões com
grafismos, sejam desenhos como cobras e lagartos, bombas, ou caracteres como a
tralha ("jogo-da-velha"
ou antífen),
arrobas, além de nuvem de chuva, crânio, ossos, punhal com lâmina retorcida,
espirais e outros permitidos pela imaginação
do roteirista.
Televisão
Em séries de TV (geralmente em animações), com a mesma intenção
dos roteiristas de histórias em quadrinhos, usam-se sons para substituir a tal
palavra, como por exemplo, no episódio "Conversa de Marinheiro",
da 2ª temporada de Bob Esponja, mas em outros desenhos mais
destinados a adultos, tais como Fudêncio e Seus Amigos, South
Park e Family
Guy, não têm as expressões
de baixo calão censuradas.
Ø Abléptico
Ø Acatruzo
Ø Acataléptico
Ø Anelídio
Ø Ancípite
Ø Apedeuta
Ø Cabrião
Graveolento
Ozostômico
Ø Vaníloquo
Ø Somítico
Ø Valdevino
Ø Presbiofrênico
As palavras mencionadas acima são
“insultos”, porém por não constarem no nosso vocabulário usual corremos
o risco de ouvi-las e não nos dar conta de que estamos sendo insultados. Para
descobrir os significados, realize a tarefa proposta:
ü Coloque em ordem as palavras abaixo:
D
|
||||||||||||||
T
|
||||||||||||||
R
|
||||||||||||||
G
|
S
|
U
|
||||||||||||
S
|
||||||||||||||
G
|
||||||||||||||
O
|
||||||||||||||
M
|
-
|
|||||||||||||
G
|
||||||||||||||
S
|
||||||||||||||
R
|
||||||||||||||
N
|
01-
ADDQULIIEESROB
02- HLOEENPT03- RUOBR
04- NGAUESSSSAG
05- SLOFA
06- TARGNNIOAE
07- TAOHC
08- FNOEDRETO
09- AMU ÁTHILO
10- AAAGTLRE
11- NISOVA
12- TAAISAPR
13- OONSITMRE
ü Agora, analise as situações abaixo:
Texto I
“A cena é conhecida. A TV transmite um gol
importante. Em segundos, um torcedor sai à janela berrando em potência máxima,
quase invariavelmente xingando o time adversário - em geral, solicitando que os
rivais "chupem" algo, com a frase acompanhada de um "filho
da..." ou de outro palavrão característico
Pois condomínios estão multando os
moradores que fazem isso. Empresa que administra 149 condomínios paulistanos, a
Light aplicou em 2010 um total de 299 multas e advertências por causa de
palavrões em condomínios - de um total de 7.380 multas no período. Segundo a
empresa, a maioria dos condomínios já adotou a norma. “
Texto II
“ Na escola um aluno xinga o outro:
_ Diga ai, veado...Ou ofende na maior tranquilidade:
_ Omi, vai tomar no ...
Essas situações se repetem no cotidiano escolar e ao que parece, para os alunos é absolutamente normal se referir aos colegas dessa forma e tratar as pessoas com expressões semelhantes, nada tem a ver com educação e respeito.”
Debate
O professor deverá ser o mediador
e incentivar os alunos a exporem seu ponto de vista apresentando as indagações
abaixo:
ü Verificar com os alunos se eles
já presenciaram ou vivenciaram alguma situação semelhante as descritas nos
textos (pedir que descrevam a situação e que falem como se sentiram);
ü
Sugerir que os alunos expressem seu ponto de vista sobre essas
situações: se consideram errado ou normal falarem com os outros dessa forma,
com termos agressivos;
ü
Verificar o que pensam sobre os fatos descritos nos textos acima;
ü
Sugerir que expressem, individualmente, sua opinião sobre a
proibição de termos de baixo calão, seja em condomínios, na escola ou em outros
locais públicos; Questionar se consideram correto insultar com palavrões os
colegas, professores ou qualquer outra pessoa,
ü
Produção textual
Ø
Escreva um texto expressando a sua opinião sobre:
A proibição de termos de baixo calão em locais públicos;
Ø O texto deve ter um título, no mínimo 20 linhas
escritas com letra legível na norma padrão da língua portuguesa, não pode
conter gírias, linguagem abreviada ou símbolos usados na internet.
Ø O autor da melhor redação será premiado.
Bom
trabalho
REGISTRO EM FOTOS:
Prof.ª Ednelvia orientando os alunos no 6º A
Alunos elaborando seus textos
Apresentação dos textos produzidos
***
O presente trabalho faz parte de uma série de atividades a serem desenvolvidas objetivando promover uma reflexão crítica sobre o uso de palavrões na escola e em outros locais públicos.
No Response to "OFICINA DE LEITURA E ESCRITA / TEMA: PALAVRAS DE BAIXO CALÃO: VOCÊ APROVA?"
Postar um comentário