sábado, 21 de julho de 2012 Tags: 1 comentários

LEITURA DE SÁBADO: A BAILARINA FANTASMA, DE SOCORRO ACIOLI / POR DANIELLY MARTINS

A nossa leitura de hoje nos foi recontada pela aluna Danielly Martins - estudante do 6ºC. Quem nos indicou essa leitora foi a  Prof.ª Maria Francisca que percebeu o apreço da sua aluna pelos livros e, sem hesitar, convidamos a menina para compartilhar neste espaço uma das suas preferências literárias. O livro que Danielly aqui sugere é A Bailarina Fantasma, da autoria de Socorro AcioliE assim ela nos resume  história lida:
"Anabela, ficou orfã de mãe  quando era muito nova e passou a viver com seu pai. O Marcelo, pai dela, era engenheiro e um dia foi chamado para trabalhar no teatro José de Alencar. E foram convidados para um concerto. No teatro, Anabela conheceu uma bailarina. E, só ela via a bailarina. Então a bailarina pediu que Anabela fosse ao teatro todos os dias. Anabela contou essa história para sua amiga mas, a sua amiga não acreditou.
Certo dia, o carteiro entregou as fotos do concerto aí, a amiga de Anabela começou a acreditar.   
Quando Anabela foi novamente ao teatro, encontrou a bailarina. A bailarina chamou Anabela para o porão e nesse porão tinha um baú e nesse baú tinha um fundo falso que tinha um diário da mãe da bailarina. No diário, estava registrado a história da bailarina que se chamava Clara. Clara gostava muito de um menino que se chamava Gabriel. Eles se comunicavam através de cartas e nas cartas eles falavam o quanto gostavam um do outro.
Certa vez eles começaram a namorar escondido do pai de Gabriel. Então a mãe e a tia de Clara vieram da europa para Fortaleza. A tia de Clara começou a ensaiar com ela. Mas, a tia ficou doente e mandou Clara e Gabriel ensaiarem. E entre eles surgiu um romance porém, quando o pai de Gabriel descobriu, proíbiu o namoro e ainda mandou Gabriel morara em São Paulo. No entanto, Gabriel tinha um sonho diferente do que o pai tinha para ele e, antes de ir embora, Gabriel se encontrou com Clara, no teatro.
Aconteceu então, que Clara engravidou e escondeu sua gravidez da família de Gabriel.
Clara escrevia cartas para Gabriel mas o pai dele pegava todas as cartas.
Passado oo nove meses, Clara teve sua filha, sozinha, no porão do teatro. Ela deu o nome a sua filha de Clarissy.
O pai de Gabriel contratou um homem para tocar fogo no porão na intenção de  queimar as roupas de Clara mas, infelizmente, ele queimou também Clara e a sua filha. Clara morreu e Clarissy foi adotada por uma família desconhecida.
Quando Anabela terminou de ler o diário, Clara disse que ela fosse atrás de Gabriel e Clarissy. Ela foi atrás de Gabriel e contou a história de Clara e Anabela. Anabela e Gabriel foram  atrás de Clarissy.
Clarissy tornara-se uma mulher muito bonita e rica. Anabela contou a história de Clara e todos foram para o teatro para  melhor compreenderem tudo que ali tinha se passado. Eles foram se aproximando mais e mais e Anabela ficou muito emocionada em poder ter reaproximado Gabriel da sua filha Clarissy."
***
A bailarina fantasma é um dos meus livros favoritos pois é muito emocionante de se ler e o que a autora escreveu foi baseado em histórias relatadas por pessoas que trabalhavam no Teatro José de Alencar, que fica próximo da gente, aqui na cidade de Fortaleza/CE. O que eu mais gostei na história foi quando ela descobriu que estava grávida e, mesmo sozinha, decidiu ter a sua filha. Foi uma decisão muito corajosa! E achei muito triste quando Clara e sua filha estavam no porão e ela morreu queimada. Se eu fosse a autora da história, permitiria que o pai de Gabriel aceitasse o namoro entre Gabriel e Clara e respeitasse os sonhos do seu filho para que assim, o final fosse bem mais feliz!
Por Danielly Martins de Amorim Silva

1 Response to LEITURA DE SÁBADO: A BAILARINA FANTASMA, DE SOCORRO ACIOLI / POR DANIELLY MARTINS

27 de agosto de 2012 às 08:48

Muito bom Danielly! Ainda ñ li esse livro mas, assim q estiver disponível na biblioteca, eu vou ler. Parabéns pelo seu texto e agradeço a sua participação na 'Leitura de sábado'.