ESCOLA ESTADUAL PROF. GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO LETIVO: 2012
PROGRAMAÇÃO
ACOLHIDA
Boas vindas
Apresentação da equipe escolar
- Gestores
- Apoio técnico e pedagógico
- Professores
- ASG
Mensagem do aluno veterano
Mensagem do aluno novato
Momento de oração
Mensagem musical
Lanche
TAREFA ESCOLAR
Ø EM CLASSE:
Apresentações – Professor/aluno
Dinâmica
Tarefa:
ü Apresentar o Calvin:
Calvin é um garoto hiperativo de 6 anos de idade, que tem uma imaginação fértil e dedica parte integral do seu tempo para questionar as atitudes de seus pais, sua vizinha, sua babá, sua professora e, não raro, de seu tigre de pelúcia. É um guri que possui as preocupações de um adulto, mas as reações de uma criança. Calvin tem um grande companheiro, o Haroldo, um tigre sábio e sardônico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre pelúcia.
Calvin é uma criação de Bill Watterson.
ü Leitura e interpretação da tirinha
( O último quadrinho, na folha do aluno, estará em branco para que ele possa refletir e buscar uma resposta)
ü Questionar:
· O que vocês responderiam a professora?
· O quanto você, aluno, está disposto a se comprometer, a se aplicar em seus estudos?
ü Para debater:
1- O aluno, a exemplo de Calvin, deve questionar o trabalho da escola?
2- O aluno deve prestar atenção ao que o professor ensina?
3- Será que é importante o professor não faltar e cumprir o horário da aula?
4- Assistir as aulas e fazer as atividades que os professores orientam são atitudes necessárias para uma boa aprendizagem?
5- O estudo é importante para a vida e para sua formação profissional?
6- O que é um ‘bom professor’?
7- O que é um ‘bom aluno’?
8- Como você, aluno, pode ter um melhor desempenho nos estudos?
9- Como o aluno deve se comportar na escola?
OBS: Para debater as questões acima, o professor segue a dinâmica do JOGO DA VELHA:
· Desenha a grade na lousa;
· Divide a sala em 2 grupos;
· Define com os grupos que é o 0 e quem é o X;
· Conforme o grupo escolhe a posição da sua jogada, o professor lança a pergunta para que eles reflitam e argumentem sobre;
· A equipe campeã ganha uma canetinha, cada componente.
COMBINADOS / ACORDOS
ü TAREFA EM EQUIPE
· Pontuar algumas responsabilidades que possam cumprir para melhorar o desempenho escolar.
ü TAREFA COLETIVA -
· Apresentar a tarefa anterior e selecionar, sob a orientação do professor, as responsabilidades que possam ser realmente cumpridas por todos em benefício da aprendizagem (Combinados);
· O professor copia no quadro os combinados e os alunos, no termo de responsabilidades ( Que deverá ser colado caderno.
Bom trabalho!
Em fotos:
Boas vindas
Apresentação dos funcionários / Prof. Cícero, na vez!
Mensagem dos veteranos
Mensagem dos novatos
Momento de oração, por Sebastiana Fernandes
Equipe X e equipe 0
A alegria de rever os amigos, professores e de estudar!
Afinal, já diz o poeta José Paulo Paes:
Escola é o lugar onde a gente vai quando não está de férias!
No Response to "VOLTA ÀS AULAS"
Postar um comentário