segunda-feira, 22 de agosto de 2011 Tags: 0 comentários

PRODUZINDO TEXTO / JORNAL FALADO / PROF.ª SÂMARA

A presente atividade foi extraída do livro de Língua Portuguesa adotado pela EEPGL: RADIX 6º ano da Editora Scipione e desenvolvida pela Prof.ª Sâmara nas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental.

A tarefa dada aos alunos seria criar um jornal falado. Para sua realização os alunos  seguiram as seguintes instruções:
  • Em casa, assistirem a alguns telejornais; Anotando tudo que perceberam em relação a cenário e disposição do locutor e do comentarista ou âncora;
  • postura e voz do locutor ou comentarista;
  • linguagem dos locutores e do comentarista;
  • demais observações que considerem interessantes.
(Essas informações servirão para orientas na produção do telejornal e na elaboração do texto)

Com base nas informações fornecidas pelos textos lidos no livro RADIX / EDITORA SCIPIONE, criem  as seguintes notícias para o jornal falado:
Notícia 1 : Uma empresa alterou o conteúdo de um de seus produtos e, por causa da queixa feita por um consumidor foi multada.
Notícia 2 : Usando dados da pesquisa, informem a variação de preço de um mesmo produto em estabelecimentos diferentes.

Dois alunos, alternando as falas, irão se encarregar de dar notícias. O terceiro aluno será chamado por um dos apresentadores do jornal para comentá-las.
Para apresentação do jornal, os alunos devem observaram o seguinte roteiro:
  • Escrever num papel as notícias e o comentário;
  • Combinem quem dará cada uma das notícias e quando o comentário será feito;
  • Enquanto estiver dando sua notícia, os outros deverão estar atentos para, logo em seguida, dar sua notícia ou fazer seu comentário;
  • Lembrem-se de falar nem muito depressa nem muito devagar, pronunciando claramente as palavras e dando a devida entoação às frases;
  • Não se esqueçam de que as notícias e os comentários em jornais falados costumam ser curtos.
Exercitando a crítica:
Ainda em grupos, avaliem o texto do jornal falado apresentado por vocês.
  • Ele foi lido com expressividade, observando-se a entoação e as pausas?
  • A informação foi dada com objetividade?
  • O comentário estava embasado? Teve credibilidade?
  • A linguagem utilizada pelos locutores e pelo comentarista foi adequada? Tinham semelhanças e/ou diferenças? A que se deve isso?





No Response to "PRODUZINDO TEXTO / JORNAL FALADO / PROF.ª SÂMARA"