sábado, 20 de agosto de 2011 Tags: , 1 comentários

ESTUDO E PLANEJAMENTO

Agendada para às 8h, a reunião para estudo e planejamento docente, aconteceu hoje. Coordenada pelas supervisoras Luisa Ione, Socorro Lima e Cléa Morais, foi trabalhada a seguinte pauta:
  • Boas-vindas - Gestores Ivonaldo Alves e Sandra Morais;
  • Estudo do Texto Competências, em 05 grupos - GT1 Dominar linguagens; GT2 Compreender fenômenos; GT3 Enfrentar situações-problemas; GT4 Construir argumentação; GT5 Elaborar propostas ;
  • Socialização;
  • Sorteio de brindes 
  • Lanche
  • Orientações para o planejamento:

Elaboração de uma proposta de trabalho anual; a ser utilizada no  triênio 2011/2013, conforme tempo de uso do livro didático, com revisões bimestrais


O Plano de Trabalho Docente deverá conter os seguintes itens:
  • Apresentação (Constar: Base legal: LDB / PCN / Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica - Resolução nº 4, de 13/07/2011;Enfoque no desenvolvimento de competências e no período de utilização da proposta e sua revisão);
  • Objetivos ( Geral / Específicos);
  • Conteúdos ( Especificados por série e bimestre);
  • Estratégias de trabalho;
  • Estratégias de avaliação ( Conforme portaria de avaliação nº 1730/2006; Definir o número e os tipos de instrumentos de verificação da aprendizagem a serem utilizados no bimestre; critérios)
  • Bibliografia
O registro, claro:

 
 Ivonaldo posando com os professores!!!
 Momento de estudo
Gestores entregando o brinde a Prof.ª Rosenilda Coriolano
 Ivonaldo e a sorteada Prof.ª Netinha Fernandes
 
 Sandra Morais brindando a professora de multimeios, Saúde Pinto

ANEXO:

  • O texto estudado

COMPETÊNCIAS

I- Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
    O domínio de linguagens implica um sujeito competente como leitor do mundo, ou seja, capaz de realizar leituras compreensivas de textos que se expressam por diferentes estilos de comunicação ou que combinem conteúdos escritos com imagens, charges, figuras, desenhos, gráficos etc. Da mesma forma, essa leitura compreensiva implica atribuir significados às formas de  linguagem que são apropriadas a cada domínio do conhecimento, interpretando  seus conteúdos. Ler  e interpretar significa atribuir significado a algo, apropriar-se de um texto, estabelecendo relações entre suas partes e tratando-as como elementos de um mesmo sistema.
    Dominar linguagens implica ainda um sujeito competente como escritor da realidade que o cerca, um sujeito que saiba fazer uso dessa multiplicidade de linguagens para produzir diferentes textos que comuniquem uma proposta, uma reflexão, uma linha de argumentação clara e coerente.

II- Compreender fenômenos (CF): Construir e aplicar conceitos das várias do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
    Compreender fenômenos significa ser competente para formular hipóteses ou idéias sobre as relações causais que os determinam. Ou seja, é preciso saber que um determinado procedimento ou ação provoca uma certa consequência. Assim, se o desmatamento desenfreado ocorre em todo planeta, é possível supor que este evento em pouco tempo causará desastres climáticos.
    A compreensão de fenômenos requer a competência para formular idéias sobre a explicação causal de um certo fenômeno, atribuindo sentido às suas conseqüências. Para isto, é necessário estabelecer relações entre as coisas, inferir sobre elementos que não estão presentes em uma situação, mas que podem ser deduzidos por aqueles que ali estão, trabalhar com fórmulas e conceitos

III- Enfrentar situações-problemas (SP): Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
    Implica fazer um recorte significativo de uma realidade, às vezes, complexa, ou seja, que pode ser analisada de muitos modos e que pode conter fatores concorrentes, no sentido de que nem sempre é possível dar prioridade a todos eles ao mesmo tempo. Selecionar é, pois, recortar algo destacando o que se considera significativo tendo em vista um certo critério, objetivo ou valor. Além disso, tomar decisão significa organizar ou reorganizar os aspectos destacados, relacionando-os e interpretando-os em favor do problema enfrentado.
    O enfrentamento de situações-problemas relaciona-se à capacidade de o sujeito aceitar desafios que lhe são colocados, percorrendo um processo no qual ele terá que vencer obstáculos tendo em vista certo objetivo. Pressupõe encarar dificuldades e obstáculos, operando nosso raciocínio dentro dos limites que a situação nos coloca.

IV-  Construir argumentação (CA): Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
    Saber construir uma argumentação consistente significa saber mobilizar conhecimentos, informações, experiências de vida, cálculos etc. que possibilitem defender uma idéia que convence alguém ( a própria pessoa ou outra com que discute) sobre alguma coisa. Hoje, a maioria das situações que enfrentamos requer que saibamos considerar diversos ângulos de uma mesma questão, compartilhando diferentes pontos de vista, respeitando as diferenças presentes no raciocínio de cada pessoa. De certa forma, essa competência implica, o exercício da cidadania, pois argumentar se refere a uma prática social cada vez mais necessária, à medida que temos que estabelecer diálogos constantes, defender idéias, respeitar e compartilhar diferenças.

V- Elaborar propostas (EP): Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Elaborar propostas é uma competência essencial, à medida que ela implica criar o novo, o atual. Mas, para criar o novo, é preciso que o sujeito saiba criticar a realidade, compreender seus fenômenos, comprometer e envolver-se ativamente com projetos de natureza coletiva. Vale dizer que esta competência exige a capacidade de um sujeito exercer verdadeiramente sua cidadania, agindo sobre a realidade de maneira solidária, envolvendo-se criticamente com os problemas da sua comunidade, propondo novos projetos e participando das decisões comuns.
Texto extraído do livro: Relatório Pedagógico  / Enem 2008    (p.55 a 60)


'Os anos de escola passam rápido. Mas o que
um bom professor ensina fica para a vida toda.'

   

 

1 Response to ESTUDO E PLANEJAMENTO

Anônimo
25 de agosto de 2011 às 13:14

luz,Câmera,ação.