quarta-feira, 21 de julho de 2010 Tags: 0 comentários

ARTE / PINTORES BRASILEIROS

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ANO LETIVO: 2010
 ARTE
METODOLOGIA DE TRABALHO

  • 1ª Etapa
>> Apresentar o tema a ser trabalhado e seu objetivo;
>> Dividir a turma  em grupos ( 3/4);
>> Fazer leitura do texto;
>> Pesquisar no dicionário as palavras destacadas em negrito e registrá-las no caderno;
>> Elaborar questionário (10 perguntas sem as respostas);
>> Trocar questionário com outro grupo e responder as questões;
>> Corrigir o questionário elaborado e repassar resultado para o grupo que respondeu e para o professor.
 
  • 2ª Etapa
>> Realizar pesquisa sobre a vida e a  produção artística de um pintor brasileiro. Sugestões:
  •  Anita Malfatti
  • Tarsila do Amaral
  • Di Cavalcanti
  • Cândido Portinari
  • Aldemir Martins
  • Alfredo Volpi
  • Romero Brito
  • Pedro Américo
  • Sérgio Telles
  • Iberê Camargo
  • Almeida Júnior

>> Destacar na pesquisa: data de nascimento ( e morte, se for o caso); lugar onde nasceu; nome completo; tema principal de suas pinturas; algum fato marcante na vida do pintor; a 1ª tela que fez sucesso;  alguma curiosidade, gosto ou característica do pintor; o que mais o grupo considerar importante.

>> Preparar slides ( tipo power-point) para apresentar aos demais grupos ( junto com as informações pesquisadas), das telas produzidas pelo pintor;

>> Escolher uma tela e fazer uma releitura, sendo os alunos os personagens retratados na tela; fotografar e imprimir o original e a releitura;

>> Apresentações:  GT 1 ; GT 2 ; GT 3...

>> Expor o material impresso nos corredores da escola.


Texto estudado (WIKIPÉDIA)                                                                                                                  


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO LETIVO: 2010

ARTE / PINTURA
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Rembrandt, O artista em seu estúdio, 1626-28. Representação do estúdio de um pintor no século XVII
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo. Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos. No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco
Cor
O elemento fundamental da pintura é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura fundamental, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos. A cor é considerada por muitos como a base da imagem.

História

A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história. Ainda que durante o período grego clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XX.
Mas é a partir do século XIX com o crescimento da técnica de reprodução de imagens, graças à Revolução Industrial, que a pintura de cavalete perde o espaço que tinha no mercado. Até então a gravura era a única forma de reprodução de imagens, trabalho muitas vezes realizado por pintores. Mas com o surgimento da fotografia, a função principal da pintura de cavalete, a representação de imagens, enfrenta uma competição difícil. Essa é, de certa maneira, a crise da imagem única e o apogeu de reprodução em massa.No século XX a pintura de cavalete se mantém através da difusão da galeria de arte. Mas a técnica da pintura continua a ser valorizada por vários tipos de designers (ilustradores, estilistas, etc.), especialmente na publicidade. Várias formas de reprodução técnica surgem nesse século, como o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. A longo do século XX vários artistas experimentam com a pintura e a fotografia, criando colagens e gravuras, artistas como os dadaístas e os membros do pop art, só para mencionar alguns. Mas é com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se une completamente à fotografia. A imagem digital, por ser composta por pixeis, é um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, escultura (3d) e fotografia.
A partir da revolução da arte moderna e das novas tecnologias, os pintores adaptaram técnicas tradicionais ou as abandonaram , criando novas formas de representação e expressão visual.

 Pintura figurativa e abstrata

Quando o artista pretende reproduzir em seu quadro uma realidade que lhe é familiar, como sua realidade natural e sensível ou sua realidade interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do início do século XX. A partir das pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à abstração total em 1917. A pintura abstrat não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.
A abstração pode ser, porém, construída, manifestando-se em uma realidade concreta porém artificial. Esta foi a abordagem dos construtivistas e de movimentos similares. Já os expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, não construíam a realidade, mas encontravam-na ao acaso. Este tipo de pintura abstrata resulta diametralmente oposta à primeira: enquanto aquela busca uma certa racionalidade e expressa apenas as relações estéticas do quadro, esta é normalmente caótica e expressa o instinto e sensações do artista quando da pintura da obra.

 Técnica

Diversos tipos diferentes de tintas: Toda Pintura é formada por um meio líquido, chamado médium ou aglutinante, que tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte. A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas. O suporte mais comum é a tela (normalmente feita com um tecido tensionado sobre um chassis de madeira), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas).
Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica. As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmpera de ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.
                                                                                                                                    
O referente trabalho foi desenvolvido pelas Professoras Vanicleide Soares e Rosenilda Coriolano, a quem parabenizamos pela disposição e criatividade.

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