sábado, 23 de maio de 2009 Tags: 1 comentários

PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança.
É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O PDE-Escola constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro.
Prioridade de atendimento do MEC para assistência técnica e financeira:
• Escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2005: Ideb até 2,7 para anos iniciais e até 2.8 para anos finais;
• Escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2007: Ideb até 3,0 para anos iniciais e até 2,8 para anos finais;( EEPGL)
• Escolas públicas municipais e estaduais não prioritárias, porém com IDEB de 2007 abaixo da média nacional: IDEB abaixo de 4,2 para anos iniciais e abaixo de 3,8 para anos finais.



Nesse processo de planejamnto estratégico, a comunidade escolar define:

VALORES
►Respeito
►Compromisso
►Criatividade



MISSÃO
“Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade, num ambiente participativo, criativo e inovador, visando a excelência nos serviços prestados e o reconhecimento do nosso
trabalho”





VISÃO DE FUTURO
“Seremos uma escola reconhecida em nossa cidade pela qualidade do ensino, criatividade da nossa equipe e por nossa responsabilidade social”


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Objetivo Estratégico 1: Elevar o nível de aprendizagem dos alunos(R$ 3.945,00)
Líder do Objetivo
: Cleonice Morais Neta
Estratégia 1.1: Desenvolver estratégias de acompanhamento e avaliação dos alunos
Meta 1.1.1: Implantar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos do ensino fundamental

Gerente do plano de ação: Cleonice Morais Neta
Ações
Elaborar uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem para o ensino fundamental.
Elaborar um cronograma de encontros bimestrais entre família e escola
Realizar uma reunião mensal com os professores para discutir e analisar o desempenho dos alunos.
Realizar uma visita por bimestre às famílias de alunos com baixa frequência e rendimento.
Realizar uma reunião bimestral com os alunos, por ano e turma, para discutir o rendimento da aprendizagem e o compromisso com os estudos.
Avaliar os resultados atingidos com a execução da proposta


Estratégia 1.2: Implantar um sistema de recuperação paralela para alunos com baixo desempenho nas turmas de 6º e 7º ano
Meta 1.2.1-Reduzir a taxa de reprovação nas turmas de 6º e 7º ano
Gerente do plano de ação: Sebastiana Gurgel Fernandes Neta
Ações
Realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos do 6º e 7º ano.
Adquirir materiais de apoio pedadagógico para desenvolvimento das atividades: 01 grampea-
dor, 01 quadro branco, 10 réguas, 06 tesouras pequenas, 20 canetas, 10 escalas geométricas, 10 mini calculadoras, 01 perfurador de papel, 10 apontadores de lápis, 10 cadernos, 20 cartolinas, 20 borrachas, 10 tubos de cola, 18 caneta hidrocor, 10 jogos diversos, 01 flip charter, 40 revistas em quadrinhos.
Ministrar semanalmente 2 aulas de recuperação paralela de acordo com a necessidade de cada aluno.
Avaliar os resultados atingidos com a execução das ações propostas



Estratégia 1.3: Estimular a prática esportiva como forma de melhorar o desenvolvimento integral do aluno.
Meta 1.3.1: Realizar, semestralmente, jogos e torneios na escola
Gerente do plano de ação: Francisco Neto de Lima
Ações
Elaborar um calendário esportivo com jogos e torneios
Ministrar estudos sobre a importância da prática esportiva para o desenvolvimento integral do ser humano, com os alunos
Adquirir um kit de material didático e esportivo para desenvolvimento das atividades:
06 cordas elásticas; 31 bolas; 06 jogos de uniformes; 01 cronômetro.
Elaborar um relatório semestral de avaliação das atividades



Objetivo Estratégico 2: Dinamizar as práticas pedagógicas da escola(R$ 7.410,00)
Líder do Objetivo:
Maria do Socorro de Lima Maia
Estratégia 2.1: Promover a capacitação dos professores docentes e não docentes.
Meta 2.1.1: Reunir mensalmente professores docentes e não docentes para realizar estudos.
Gerente do plano de ação: Luisa Ione de Morais
Ações
Elaborar uma proposta de qualificação profissional a ser desenvolvida com os docentes e os não docentes.
Adquirir equipamentos e material de apoio pedagógico necessários para desenvolvimento das atividades:
01 projetor multimídia (data show), 01 tela para projeção de slides, 03 grampeadores, 100 cartolinas, 100 canetas, 01 coleção pedagógica.
Reunir mensalmente professores docentes e não docentes para realizar estudos
Avaliar mensalmente os encontros e registra-los em livro próprio.




Estratégia 2.2 : Promover o planejamento das atividades pedagógicas
Meta 2.2.1 : Reunir os professores, por disciplina, e equipes de apoio pedagógico para realizar o planejamento bimestral.

Gerente do plano de ação: Sebastiana Gurgel Fernandes Neta
Ações
Elaborar um cronograma de planejamento bimestral por disciplina
Reunir uma vez por bimestre, professores e equipes de apoio pedagógico, para realizar o planejamento das atividades,
Avaliar bimestralmente os encontros e registra-los em livro próprio.




Estratégia 2.3 : Desenvolver e manter estratégias de ensino inovadoras e criativas
Meta 2.3.1 : Elaborar e executar estratégias de ensino criativas em todas as disciplinas curriculares.
Gerente do plano de ação: Rosenilda Aires, Sâmara Sátira, Rokatia Kleania, Maria Francisca,Jonas Firmino, Gilson Leite, Francisco Neto, Sandra Morais, Sandra Paiva, Ednelvia Alves, Maria Nilsa.
Ações
Elaborar uma proposta de com estratégias criativas de ensino na disciplina de Ciências:
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta: 10 fitas de áudio e vídeo, 01 esqueleto educativo, 01 torso humano, 02 jogos educativos.


Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de Língua Portuguesa.
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>100 cartolinas
>20 canetas hidrocor
>10 fitas de áudio e vídeo
>06 jogos educativos
>40 revistas em quadrinhos
>44 livros paradidáticos



Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de História.
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta: 15 fitas de áudio e vídeo, 100 cartolinas, 05 mapas históricos, 10 mini dicionários, 04 jogos educativos, 40 livros paradidáticos.



Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de Geografia.
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>20 fitas de áudio e vídeo
>05 mapas
>04 jogos pedagógicos
>01 planetário educativo



Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de Língua Inglesa .
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>05 cd’s educativos
>02 jogos pedagógicos
>20 livros paradidáticos




Elaborar uma proposta com estratégias de criativas de ensino na disciplina de Matemática .
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>05 jogos pedagógicos
>40 mini calculadoras
>10 escalas geométricas
>10 discos de fração
>10 livros paradidáticos



Objetivo estratégico 3 : Melhorar o atendimento e a frequência dos alunos na biblioteca e sala de leitura (R$ 4.645,00)
Líder do Objetivo:
Elenilda Gurgel Marinho de Freitas
Estratégia 3.1 : Adequar a biblioteca e sala de leitura para melhorar as condições de atendimento aos alunos
Meta 3.1.1 : aumentar de 40% para 80%, no mínimo, a frequência dos alunos na biblioteca e sala de leitura.
Gerente do plano de ação: Sebastiana Gurgel Fernandes Neta
Ações
Desenvolver e implementar estratégias de incentivo a leitura,na biblioteca e sala de leitura.
Adquirir materiais de apoio pedagógico , mobiliário e equipamentos necessários:
>04 conjuntos de cadeiras e mesas
>Confecção de 01 armário de madeira
>02 arquivos de aço
>Reparação na rede elétrica e hidráulica
>01 quadro para mural e avisos
>01 quadro branco
>80 livros paradidáticos
Avaliar bimestralmente o desenvolvimento das atividades e registra-los em livro próprio.



MEMBROS DO GRUPO DE SISTEMATIZAÇÃO
Cícero Marinho de Oliveira
Elenilda Gurgel Marinho de Freitas
Genildo Luis Carlos de Morais
Lenilza Jerônimo Alves
Luisa Ione de Morais
Maria da Saúde Pinto Dantas Bezerra
Maria do Socorro de Lima Maia
Rokatia Kleania Lopes Marinho Pinto
Sandra Paiva de Souza Cavalcanti
Sebastiana Gurgel Fernandes Neta

COORDENADORA DO PDE
Cleonice Morais Neta



1 Response to PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola

Anônimo
10 de novembro de 2011 às 10:10

Parabéns pelo trabalho, pelo PDE pude perceber que há a participação efetiva dos prof e funcionários na execução de melhorias na escola. Daniely