Avanços
e desafios na consolidação da educação pública de qualidade: o direito do aluno
aprender
Data:
20/05/2014
Horário:
19h
Objetivo:
apresentar aos docentes as atividades a serem desenvolvidas na III edição do
Projeto Vida Saudável; orientar a escolha dos líderes de classe e planejar a
realização na X Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
PAUTA
- Boas-vindas
- Planejamento da 1ª fase da X OBMEP
- Orientações sobre a eleição dos líderes de classe / Texto base Funções do líder e vice-líder de sala de aula
- Apresentação da proposta para realização da 1ª e 2ª etapa do Projeto Vida Saudável:
2ª etapa: caminhada Vida Saudável
- Encerramento
ANEXOS
1ª etapa
TEXTO PARA LEITURA E REFLEXÃO
1ª etapa
TEXTO PARA LEITURA E REFLEXÃO
ESCOLA
ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANO
LETIVO: 2014
PROJETO:
VIDA SAUDÁVEL (III Edição / 1ª Etapa)
OS OITO REMÉDIOS DE DEUS
A saúde é um dom precioso que as
pessoas recebem já ao nascer, porém inúmeras não tem consciência do quanto vale
esse dom e vivem como se ele nunca fosse acabar. Se as leis naturais fossem
obedecidas o ser humano poderia gozar de saúde. No entanto, se elas são
ignoradas o organismo humano começa a reclamar – mal-estar, dores,
doenças. Há hábitos amplamente adotados hoje em dia que podem ser
citados como bons exemplos de desatenções às leis do organismo: alimentação
inadequada e não natural com produto refinado e industrializado, falta de
exercício físico, tensão emocional... Todos esses maus hábitos desenvolvem
doenças que se não tratadas, adequadamente, podem levar pessoas a óbito.
Devemos conscientizar as pessoas que não se compra a saúde, mas ela é uma
conquista do dia a dia na maneira de viver. Ou seja, prevenir doenças é bem
mais fácil do que tratá-las depois.
Conforme Vidal (2009) atualmente, as pessoas podem realizar mais por sua
própria saúde do que qualquer médico, hospital ou tecnologia avançada, uma vez
que as escolhas que fazemos determinam em grande escala o estado de nossa saúde
e das doenças que adquirimos. As pessoas precisam ser motivadas
para substituírem hábitos que destroem a saúde por um estilo de vida que a
promova.
Os oito remédios naturais são oito princípios naturais, mas podem ser usados
como remédios para alcançarmos uma qualidade de vida melhor. São elementos que
o próprio Deus criou e deixou para o homem usar e receber seus benefícios.
A SEGUIR, CONHECEREMOS CADA UM DOS OITO REMÉDIOS NATURAIS:
Água –
A água é o melhor líquido para a limpeza dos tecidos. Também é um fator
importantíssimo para evitar a constipação. O banho acalma os nervos, promove a
sudação, estimula a circulação, ajuda a eliminar distúrbios do organismo e atua
de forma positiva nos rins e órgãos urinários.
Luz Solar –
O sol é um dos maiores fatores revitalizadores da natureza. Um dos efeitos mais
importantes dos raios solares na promoção da saúde e da vida é a formação da
vitamina D na pele. Além disso, a luz solar baixa a pressão arterial, o nível
de colesterol, o nível de açúcar no sangue, previne o cancro, aumenta a
resistência à infecções, influencia os hormônios sexuais de forma positiva e
combate a depressão, psoríase, furunculose e a acne.
Repouso –
O verdadeiro descanso não significa ficar sentado em frente à televisão ou
jogar um game no computador. Períodos adequados de sono e de descanso são de
vital importância para a saúde do corpo e da mente. É necessário um período de
descanso para poder relaxar e ter paz interior. Sem esse período, a vida e a
saúde estariam em perigo.
Ar Puro -
o ar puro e fresco permite que o sangue circule de forma saudável. Sob sua
influência, a mente e o pensamento mantêm a calma e o ânimo. O ar puro estimula
o apetite, melhora a digestão e proporciona um sono saudável. Através dele, as
irritações da pele e das vias respiratórias são minimizadas.
Exercício Físico –
Através da atividade física, os órgãos são fortalecidos e a mente aumenta a sua
potência e resistência. A prática de exercício previne a osteoporose, que é
provocada pelo declínio da massa óssea, como também melhora a capacidade
cardiovascular, pois o exercício fortalece a musculatura do coração.
Alimentação Saudável
–
Os cereais, as frutas, as nozes e os vegetais contêm, na devida proporção,
todos os nutrientes de que necessitamos. Se forem preparados de maneira
adequada, esses alimentos são os que melhor promovem o vigor físico e
espiritual.
Temperança –
A temperança mantém o corpo, o pensamento e a psique no auge de sua eficiência.
A verdadeira temperança é o uso equilibrado daquilo que é bom e a total
abstinência daquilo que é prejudicial. É viver em harmonia com as leis físicas,
mentais e morais de Deus. Através desse princípio, aprendemos a dispensar
inteiramente todas as coisas nocivas ao nosso organismo e a usar sabiamente
aquilo que é saudável.
Confiança
em Deus – A confiança no poder divino é o centro da nossa
vida religiosa e a fonte da nossa esperança. A confiança em Deus traz paz
interior que ultrapassa todo entendimento. A paz põe fim às lutas e a todos os
conflitos que temos conosco e com nossos semelhantes.
REFLETINDO SOBRE O
TEXTO
1-
Quais os hábitos que prejudicam a
saúde do ser humano?
2- Como
você entende a afirmativa “As pessoas podem realizar mais por sua própria saúde
do que qualquer médico, hospital ou tecnologia avançada”?
3- O
texto afirma que “Prevenir doenças é bem mais fácil do que tratá-las depois”.
Como podemos nos prevenir de doenças?
4- Analise
o seu dia a dia e responda:
ü Como
a água contribui para a sua saúde?
ü De
que maneira você aproveita a luz do sol para beneficiar a sua saúde?
ü Quando
o sol pode prejudicar a saúde do ser humano?
ü Com
relação ao repouso, quantas horas do dia você aproveita para descansar?
ü Qual
a sua sensação depois de uma noite de sono tranquilo? E o inverso?
ü O
ar que você respira é puro?
ü Aponte
uma ou mais situações em que o ar está poluído e pode prejudicar a saúde.
ü Você
faz alguma atividade física? Qual? Quantas vezes por semana você realiza essa
atividade? Se não pratica, justifique.
ü Quanto
a sua alimentação, você considera saudável ou não? Relacione as comidas que
você ingere que são: saudáveis / Não
saudáveis.
5- Temperança
significa ter moderação em suas atitudes, ter equilíbrio; qualidade de quem
modera tudo que faz, de quem não toma atitudes pelas suas vontades; quem sabe
equilibrar suas emoções.
Baseado nesse
conceito, analise e responda:
ü Você
se considera uma pessoa equilibrada, que tem controle das suas emoções?
ü Num
momento de raiva, como você age?
ü Você
costuma agredir com palavras os seus amigos, pais etc?
ü Você
pede desculpas, quando necessário?
ü De
que maneira você pode usar suas emoções para melhorar seus relacionamentos?
6- O
texto afirma que a confiança em Deus
traz paz interior que ultrapassa todo entendimento. Você crê e confia em Deus?
O que Deus representa em sua vida?
2ª
Etapa
Caminhada
/ Atividades na academia popular / Lanche saudável
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL/ ANOS FINAIS
ANO LETIVO: 2014
Funções do líder/vice-líder de sala de
aula
01-Colaborar
com a disciplina da escola e da sala de aula.
02-Buscar
informações com a equipe pedagógico-administrativa, quando houver dúvidas sobre
qualquer assunto relacionado a escola e ao ensino-aprendizagem.
03-Comunicar
a direção a ausência do professor na sala de aula (quando o professor faltar).
04-Comunicar
na coordenação ou direção quando o aluno
faltar com frequência.
05-Comunicar
a alguém da equipe pedagógico-administrativa se o aluno gazeou aula.
06-Reforçar
os avisos em geral dados pela Direção e pelos professores.
07-Informar
a pessoa da direção ou coordenação quem chega atrasado ou sai cedo ou quem
gazeia a aula.
08-Anotar
os alunos que ganham advertência e o nome do professor que deu esta advertência
(se possível anotar motivo).
09-Anotar
os alunos que ficam fora da sala de aula e a disciplina.
10-Estimular
a integração de seu grupo (sala) e, quando houver qualquer problema, comunicar
ao professor, se caso não resolver, comunicar a equipe
pedagógico-administrativa.
11-Guardar
sigilo de todas as informações e do que você líder utiliza.
12-Somente
o líder e o vice poderão sair da sala para buscarem qualquer material que o
professor necessite, na Secretaria ou em qualquer parte da escola, devendo ser
responsável pela devolução do mesmo.
13-O líder e o vice devem ser uma pessoa que controla suas emoções e reações, não deixando se levarem por impulsos.
13-O líder e o vice devem ser uma pessoa que controla suas emoções e reações, não deixando se levarem por impulsos.
14-O
líder e o vice devem se manter
informados de todos os problemas, tentando compreender e ajudar no que lhe for
possível.
15-O
líder e o vice devem evitar fazer críticas destrutivas.
16-O
líder e o vice antes de agirem, devem explicar aos membros da classe o que vão
fazer e por quê.
17-O
líder e o vice consultam os membros do grupo antes de tomarem decisões
importantes.
18-O
líder e o vice registram as decisões tomadas pelo Conselho de Classe e levam ao
conhecimento do grupo.
19-O
líder e o vice devem incentivar a turma a participarem ativamente de todas as
atividades desenvolvidas na escola.
20-O
líder e o vice devem obrigatoriamente conhecer todos os projetos desenvolvidos
na escola.
21-O
líder e o vice devem trazer tarefas e cadernos em dia e apresentarem boas
notas.
22-O
líder e o vice devem demonstrar educação no trato com as pessoas.
23-O
líder e o vice devem apresentar
excelente comportamento em sala e fora dela.
24-O
líder e o vice devem zelar, cuidar e
preservar a escola.
25-Todas
as atribuições citadas acima, se aplicam também ao Vice-Líder.
LÍDER:______________________________________________________________
VICE-LÍDER:
________________________________________________________
ANO
ESCOLAR:________TURNO:_____________ ANO LETIVO:___________
No Response to "REUNIÃO PEDAGÓGICA"
Postar um comentário