Proporcionar momentos de leitura aos alunos, em classe - Esta foi uma meta estabelecida pela Profª Maria Francisca, que leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte.
O Cortiço, Garibaldi e Manuela, Romeu e Julieta, O Guarani, Policarpo Quaresma foram alguns dos livros lidos pela garotada que, nos surpreendeu recriando os romances em sua linguagem, ao sabor da própria imaginação e expressando-os em belíssimos grafites.
Confiram:
Alunos do 9º B
Profª Maria Francisca, uma apaixonada pela leitura
Alunos do 8º B
Lendo com eles!
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler." (Ziraldo)
Abaixo, a proposta de trabalho RECRIANDO ESTÓRIAS
I- APRESENTAÇÃO
‘Dominar a leitura, a escrita e as diversas linguagens utilizadas pelo homem’, a primeira das sete competências elencadas na classificação do educador colombiano Bernardo Toro, é uma exigência do atual contexto social e uma prioridade estabelecida no plano de trabalho das disciplinas Língua Portuguesa e Arte. Assim, é preciso proporcionar aos discentes experiências educativas em que possam desenvolver ou aperfeiçoar a competência acima mencionada, oferecendo-lhes atividades variadas em que possam exercitar a leitura e a escrita seja através de livros, revistas, informativos, gibis, releitura de imagens, pinturas, etc.
Esta proposta intercala momentos de trabalhos individuais e em grupos, a leitura e releitura de livros sua análise, interpretação e apresentação, fazendo uso da linguagem verbal e não verbal; Orienta, ainda, o estudo e a compreensão dos aspectos gramaticais visando propiciar aos discentes a aprendizagem necessária para que possam melhor falar, ler e escrever e assim,interagir criticamente em seu espaço social.
II- OBJETIVOS
2.1- Objetivo geral
Desenvolver a competência comunicativa e a competência linguística, necessárias a vida em sociedade.
2.2- Objetivos específicos
Aperfeiçoar as habilidades de ler, escrever e falar;
Estimular as habilidades de produzir e interpretar textos;
Desenvolver a capacidade de planejar, trabalhar e decidir em equipe;
Realizar uma feira literária.
III- METODOLOGIA
Propiciar momentos de leituras em sala de aula, em que os alunos possam apreciar os textos por eles selecionados, bem como, oportuniza-los a realizarem atividades de interpretação, reflexão linguística, produções textuais, releituras, debates, planejamento de apresentação de seminários é a metodologia utilizada para realização deste trabalho que se efetivará através das seguintes etapas:
1ª etapa: Apresentação da proposta seguida da exibição do filme Dom, uma versão do clássico Dom Casmurro;
2ª etapa: Seleção do livro para leitura individual, feita pelo aluno dentre os seguintes títulos:
O Guarani, José de Alencar
O Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto
O Cortiço, Aluisio de Azevedo
O Alienista, Machado de Assis
Garibaldi e Manoela, Josué Guimarães
Romeu e Julieta, William Shakespeare
Dom Quixote, Miguel de Cervantes
A Escrava Isaura, Bernardo Guimarães
Robinson Crusoé, Daniel Defoe
3ª etapa: estabelecer confronto entre alunos que leram o mesmo livro, a fim de que possam conhecer as diversas interpretações e opiniões sobre os textos lidos;
4ª etapa: responder questões sobre o livro lido e analisar aspectos gramaticais conforme conteúdo curricular estudado;
5ª etapa: apresentação dos seminários sobre os livros lidos;
6ª etapa: escrever individualmente um texto, criando uma nova história para os personagens;
7ª etapa: responder questionário avaliativo sobre o livro selecionado para leitura individual, com enfoque no conteúdo gramatical estudado;
8ª etapa: preparação de material educativo para exposição na feira literária;
9ª etapa: feira literária.
IV- AVALIAÇÃO
De caráter processual, durante a avaliação serão observados alguns aspectos:
Compreensão dos textos lidos;
Capacidade de argumentar e confrontar opiniões;
Padrões de escrita: ortografia, acentuação, pontuação;
Recursos textuais: coesão, clareza, paragrafação, informação;
Capacidade de trabalhar e decidir em conjunto com outros alunos
Organização e apresentação dos trabalhos
Este trabalho estabelece em seus aspectos quantitativos a nota 4,0 para complementação da média bimestral.
V- FONTES CONSULTADAS
Revista Nova Escola, nº 135
SCHUCHOVSKI, Maria do Rocio; FERRONATO, Vera Lúcia, Com Textos e Entre Textos, Editora Ática, São Paulo – 2006.
No Response to "RECRIANDO ESTÓRIAS"
Postar um comentário