domingo, 8 de março de 2009 1 comentários

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

♀ ORIGEM

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação ocorrida numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
MULHERES

♀ A MULHER QUE MUDOU A HISTÓRIA
Eva, a mãe de todos os viventes
Adão recebeu a tarefa de supervisionar toda a criação, mas Deus declarou que não era bom que ficasse sozinho. De sua costela criou a mulher e apresentou como esposa para Adão. Eva não foi uma idéia tardia ou repentina mas, uma parte indispensável do plano de Deus. Tanto Adão quanto Eva foram criados "à imagem e semelhança de Deus", colocados no mundo para cuidar de todas as coisas que ele colocou sob seu domínio. A pureza e a inocência foram quebradas quando a serpente entrou em cena. Eva escolheu acreditar na mentira de Satanás. Ela era livre para colocar sua vontade acima da de Deus e o fez. Quando ofereceu o fruto a seu marido, ele também desobedeceu.
O casal, cheio de culpa, escondeu-se de Deus e teceu para si roupas de folhas de figueira para cobrir sua nudez. Eles não apenas quebraram o seu relacionamento com Deus, mas também o relacionamento entre si e com todas as gerações futuras, além da natureza sobre a qual deveriam dominar.
Deus amaldiçoou a serpente e a terra por culpa do homem e profetizou tristeza, trabalho pesado e morte para o primeiro casal. Para a mulher, dor na gestação e ao dar à luz, e em seu relacionamento com o marido, ela apresentaria resistência à sua liderança na mediada em que seu papel de líder também iria se distorcendo(Gn 3,16).
Expulsa de seu agradável lar, Eva concebeu e deu à luz dois filhos. Sua alegria com o nascimento deles foi transformada em dor, como predito por Deus. Caim assassinou Abel, seu irmão, desafiando a ordem de Deus quanto as ofertas e tornando-se fugitivo e errante pela terra. Eva ficou sem filhos até que a graça de Deus, mais uma vez, a visitou, dando-lhe outro filho: Sete, que gerou Enos e daí se começou a INVOCAR O NOME DO SENHOR.
Eva permanece como um arquétipo do sexo feminino. Mesmo tendo sido criada à imagem de Deus(Gn 1,27), exerceu sua vontade ao desobedecer ao Criador(Gn 3,6), ousando desafiar sua autoridade. Desobediência não é, em si, um motivo, mas pressupõe um motivo. Sua tentação não foi a de meramente desobedecer mas, a de agir à sua maneira ou de obter o que desejava. A voz de Eva é como um aviso vindo de tempos antigos a toda mulher para que siga o caminho da obediência. Ressoa como uma nota de esperança quando a mulher falha; ela encontra a justiça de Deus, mas também experimenta a sua graça.(A Bíblia da Mulher)


♀ A MULHER NA ARTE DE CLÉDSON TARGINO



♀ A MULHER NA POESIA DE VINÍCIUS

Receita de mulher
As muito feias que me perdoem mas beleza é fundamental.
É preciso que haja qualquer coisa de flor em tudo isso.
Qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture em tudo isso
(ou então, que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível.
É preciso que tudo isso seja belo.
É preciso que súbito tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada
e que um rosto adquira de vez em quando
essa cor só encontrável no terceiro minuto da aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser,
mas que se reflita e desabroche no olhar dos homens.
É preciso, é absolutamente preciso,
que seja tudo belo e inesperado.
É preciso que umas pálpebras cerradas lembrem um verso de Éluard
e que se acaricie nuns braços alguma coisa além da carne:
que se os toque como no âmbar de uma tarde.
Ah, deixai-me dizer-vos:
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo.
E seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
com olhos e nádegas.Nádegas é importantíssimo.
Olhos então nem se fala, que olhe com certa maldade inocente.
Uma boca fresca (nunca úmida!) é também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras;
que uns ossos despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas,
e as pontas pélvicas no enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é porém o problema das saboneteiras:
uma mulher sem saboneteiras é como um rio sem pontes. Indispensável.
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida,
a mulher se alteie em cálice,
e que seus seios sejam uma expressão greco-romana,
mais que gótica ou barroca
e possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de cinco velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral
levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas que haja um certo volume de coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima penugem
no entanto, sensível à carícia em sentido contrário.
É aconselhável na axila uma doce relva com aroma próprio.
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!).
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
de forma que a cabeça dê por vezes a impressão
de nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
flores sem mistério.
Pés e mãos devem conter elementos góticos discretos.
A pele deve ser frescas nas mãos, nos braços, no dorso, e na face
mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca inferior a 37 graus centígrados, podendo eventualmente provocar queimaduras do primeiro grau.
Os olhos, que sejam de preferência grandes
e de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra;
e que se coloquem sempre para lá de um invisível muro de paixão
que é preciso ultrapassar.
Que a mulher seja em princípio alta
ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que se fechar os olhos
ao abri-los ela não estará mais presente com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá.
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente
e nos fazer beber o fel da dúvida.
Oh, sobretudo que ela não perca nunca, não importa em que mundo,
não importa em que circunstâncias,
a sua infinita volubilidade de pássaro;
e que acariciada no fundo de si mesma
transforme-se em fera sem perder sua graça de ave;
e que exale sempre o impossível perfume;
e destile sempre o embriagante mel;
e cante sempre o inaudível canto da sua combustão;
e não deixe de ser nunca a eterna dançarina do efêmero;
e, em sua incalculável imperfeição,
constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.
♀ A MULHER NA MÚSICA BRASILEIRA
Malandragem
Composição: Cazuza/Frejat
Quem sabe eu ainda sou uma garotinha
Esperando o ônibus da escola sozinha
Cansada com minhas meias 3/4
Rezando baixo pelos cantos
Por ser uma menina má
Quem sabe o príncipe virou um chato
Que vive dando no meu saco
Quem sabe a vida não é só sonhar
Eu só peço a Deus
um pouco de malandragem
Pois sou criança e não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Bobeira é não viver a realidade
E eu ainda tenho uma tarde inteira
Eu ando nas ruas, eu troco um cheque
Muda uma planta de lugar
Dirijo meu carro
Tomo o meu pileque
E ainda tenho tempo pra cantar
A todas as mulheres, de todas as idades, nossa sincera homenagem e nossos votos de que sejam respeitadas e valorizadas nas alegrias e tristezas, desafios e vitórias do cotidiano.

1 Response to DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Anonymous
8 de março de 2009 às 11:31

Essa receita de Vinícius... deixa qualquer mulher nervosa! Parabéns pela matéria: bem divertida!