sábado, 22 de fevereiro de 2014 0 comentários

VAMOS CONHECER MELHOR A LÍNGUA PORTUGUESA?


Vamos conhecer melhor a Língua Portuguesa?

Na relação abaixo, tem algumas palavras (garimpadas no facebook) escritas de forma inadequada. A proposta é que sejam reescritas corretamente. E vale usar o dicionário.
Tem brinde?
Tem sim! Um vale brotinho + refri, com direito a acompanhante, na lanchonete Sabores.
Ganha quem reescrever TODAS as palavras corretamente.
A data de entrega será considerada como critério de desempate. Então, faça logo e entregue o quanto antes, na coordenação pedagógica da escola,
até o dia 07/03/2014, às 17 horas.

Quem pode participar?


Pode participar todo aluno regularmente matriculado na EEPGL.

01. hontem
02. embassada
03. impaquito
04. exselso
05. descançar
06. sertu
07. jenerosa
08. expontâneo
09. fuzio
10. facio
11. dificio
12. sauvação
13. voutam
14. quen
15. min
16. enporto
17. meresse
18. precizando
19. Gersom
20. disendo
21. nimguem
22. conceguiu
23. pessouas
24. nois
25. cemana
26. geito
27. senpre
28. intenda
29. indiota
30. apezar
31. enteresado
32. quizer -
33. escurregar
34. pineu
35. paseiro
36. relachado
37. protejão
38. causada
39. omenagiados
40. falcidades
41. vrido
42. cançaso
43. xifre
44. semiterio
45. encherga
46. pinel
47. fotibol
48. meresse
49. boneu
50. voltao 

REUNIÃO PEDAGÓGICA

Data: 19/02/2014
Horário: 19h
Objetivo: concluir o planejamento estratégico da escola e discutir assuntos administrativos e pedagógicos.
Público: professores, apoio pedagógico, coordenadores e gestores.
PAUTA
Boas vindas
Continuação do planejamento estratégico da escola
Orientações administrativas e pedagógicas
Encerramento

"Um planejamento cuidadoso é capaz de vencer quase todas as dificuldades"
Bárbara Coré

sábado, 15 de fevereiro de 2014 0 comentários

DESAFIO

Desafio lançado pela coordenadora pedagógica Cléa Morais as alunas do 8ªA Elisabeth Sabrine, Eduarda Tavares e Tuanny Victoria
PARA REFLETIR
3%  é uma estatística preocupante. Expressa uma realidade lastimável que  persiste na  pátria amada Brasil. E talvez, perdure por tempo indeterminado. Segundo dados do IBGE apresentados  no ano de 2011, 3% das crianças e jovens de 4 a 17 anos, estão fora da escola. A educação, direito fundamental de todo cidadão brasileiro, garantido pela Constituição Federal  de 1988, no artigo 205, está sendo negado a essas crianças e jovens em idade escolar. Por falta de vagas, por falta de transporte, pela necessidade deles trabalharem para ajudar no sustento da família, pelos caminhos marginais que a sociedade os pressiona a trilharem, enfim: por inúmeras outras razões. E quando transformamos esse percentual em números a realidade se torna  mais chocante: são 3,6 milhões de infantes que não frequentam a escola. Em estimativas apresentadas pelo movimento Todos Pela Educação,  somente em 2021  atingiremos a meta de 98% de matrículas. Não é mesmo um número perfeito. O futuro nos garante que alguns brasileirinhos ainda terão esse direito negado. 
E é por esta triste constatação que proponho a vocês, caríssimos alunos, uma reflexão: e se fosse vocês que não tivessem esse direito respeitado? E se fosse um de vocês que não frequentasse a escola, que não tivesse professores, livros, boletins, pesquisas, seminários, testes? E ai? Como seria?
Que bom que para vocês é só uma reflexão! 
Que bom que para vocês o direito está garantido. 
E,  por isso, eu convido vocês a fazerem valer esse direito. A cuidarem do estudo como um tesouro valioso que está na  responsabilidade de cada um  zelar e usufruir . Estudo é compromisso que deve ser levado muito a sério; requer  esforço e dedicação para que a aprendizagem siga uma trajetória de sucesso. 
Mas: como ter uma boa aprendizagem? 
Todos têm um grande potencial mas, nem sempre, apresentam a mesma disposição para o estudo. Temos  muitos exemplos de alunos que se empenham, que têm prazer em estudar e aproveitam de forma positiva o tempo que estão na escola. Mas, infelizmente, temos o inverso: alunos que frequentam a escola sem maiores interesses; sem assumirem a responsabilidade com seus estudos e, a revelia de todos os conselhos dados por pais e educadores, levam os estudos na brincadeira, como algo sem valor e importância para sua formação moral, profissional e cidadã.
          Em qual desses perfis você se enquadra?
          Qual a sua postura frente a educação escolar?
          O que você está disposto a fazer para melhorar cada vez mais ou assumir com mais responsabilidade seu direito de estudar?
          E ai: o que a escola representa para você?
***
E, para alguns deles ou melhor dizendo, delas,  lanço aqui uma proposta: vamos compartilhar o segredinho do sucesso de vocês? O que vocês fazem para conseguirem uma boa aprendizagem? Quais as estratégias, os hábitos, a rotina de estudo... toda dica é valiosa e servirá de incentivo para que todos os alunos  possam, de fato, fazer valer o direito de estudar.
E ai, Eduarda Tavares, Elisabeth Sabrine e Tuanny Victoria: vão aceitar o desafio?

Elas aceitaram sim!
E responderam:
Minha Aprendizagem 
Cada ano é sempre uma continuação de tudo que precisamos para aprendermos, no inicio é sempre difícil, é mais um degrau para aprender o que precisamos. Aprender é difícil,é claro! Mas, para isso, tenho os meus professores que sempre me auxiliam muito bem. Sou sempre muito atenta as aulas, presto atenção em todos os detalhes, nas dúvidas procuro meus professores, nas provas e trabalhos sou muito dada aos meus estudos , pesquiso tudo com muita atenção,nos trabalhos realizado em grupo sempre estou dando minha opinião. 
Acompanho cada ano escolar com muito esforço, porque quero sempre continuar fazendo tudo certo,pois é através da minha aprendizagem que terei um nome profissional.E é através de tudo que faço, que espero dar aos meu estudos o melhor de mim.
Quando você achar que não consegue,erga a cabeça e comece de novo,porque a vida não é só feita de vitórias,mas também de fracassos e temos que saber superá-los. 

Desafio cumprido,só falta Eduarda Tavares e Tuanny Victoria cumpri o desafio.

Elisabeth Sabrine

Minha Aprendizagem
O motivo pelo qual eu estou aqui fazendo este texto, é porque pediram para eu deixar algumas dicas sobre minha aprendizagem. Bom eu sei que para ter um bom futuro, a primeira coisa que devemos fazer é simplesmente "estudar", porque é através dos estudos que podemos ser alguém na vida.
Ai vai algumas dicas sobre minha aprendizagem e como você ter uma também: A primeira coisa é sempre colocar amor nos estudos, porque não adianta você vir a escola sem sua livre e espontânea vontade. Depois sempre ter respeito com todos(colegas, professores, funcionários). É sempre dedicar atenção as aulas, buscar aprender cada vez mais e mais. É também tirar notas boas , não só notas com 10, mas que seja acima da média. É manter cadernos e livros organizados. É botar interesse nos trabalhos escolares. É estudar dias antes das provas. É fazer o professor aprender junto com você. É também ser sempre amigo(a) com seus colegas de classe, ajudar eles em algumas dificuldades. É valorizar sua escola e mostrar ter grande carinho por ela. É fazer de você mesmo um bom aluno(a).
Sei que nem todos que estão lendo agora vão seguir essas dicas, mas espero que alguns sim, porque a escola é o melhor investimento para o nosso futuro. E para tornarmos essa simples palavra "aluno" virar realidade é preciso dedicação e para ter dedicação é preciso esforço!
*Desafio cumprido!!
Eduarda Tavares
Meus estudos 
Quando falo  estudos logo lembro  em educação, oportunidade e futuro,  é pensando  nisso que   ganho  animação a cada dia que passa.  Presto muita atenção  nas aulas, faço todas as atividades, participo, gosto    de  ensaiar para   apresentar meus trabalhos e quando chego em casa faço um resumo dos assuntos  que aprendi. 

Gosto de tirar minhas dúvidas e nunca desisto quando erro, pois errar é humano e a gente aprende com os erros. Não tenho a escola como uma obrigação , mas sim como uma grande oportunidade, por isso vou melhorar mais e mais, fazendo valer o direito que tenho de estudar, com isso poderei ter um melhor futuro, com um trabalho digno. Depois vou ver tudo o que conquistei, sabendo que isso foi fruto do meu suor e lembrar que as coisas que deixei de fazer para estudar valeu a pena. Pensem e reflitam sobre este texto, espero que tirem uma lição de vida e daqui por diante melhorem cada vez mais suas atitudes.



Aluna Tuanny Victoria


 Parabéns, meninas! Valeu as dicas e, principalmente, o exemplo

 de vocês em sala de aula. E, que todos vocês, alunos e alunas da

 EEPGL, façam valer o direito de estudar.

IFRN





Flávia Eduarda e Daniela Gama As 'amiguinhas desde sempre' agora são federais! Parabéns em nome de todos da Eepgl Gerson Lopes.


OBMEP 2013






Parabéns aos queridos Maria Tereza, Tuanny Victoria e Hemerson Messias Camara pela premiação Certificado de Menção Honrosa Nível 1 conquistado na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 Tags: 0 comentários

JORNADA PEDAGÓGICA 2014.1



 “Avanços e Desafios na Consolidação da Educação Pública de Qualidade: O Direito do Aluno Aprender”

As reuniões pedagógicas para início do ano letivo foram realizadas em 23 e 24/01. No primeiro dia, a pauta presentou o objetivo de organizar as atividades para início do ao letivo , com enfoque na construção do planejamento estratégico e sua relevância nas ações a serem realizadas no cotidiano escolar . Para auxiliar a equipe na construção do Planejamento Estratégico, contamos com a participação de Elisângela Nunes, coordenadora pedagógica da 13ª Dired. A Prof.ª Elisângela ministrou palestra sobre o tema e orientou o passo a passo da construção do PE da escola.
No segundo dia, com o objetivo de elaborar o planejamento estratégico, a coordenadora pedagógica Cléa Morais junto aos professores e equipe de apoio pedagógico, deram início a elaboração do  PE e, foi definida a missão, a visão de futuro, as forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças e ainda foram definidos os objetivos estratégicos para o ano em curso. 
Após, a gestora Francisca das Chagas conversou com os docentes sobre a distribuição das turmas e número de matrículas. E deixou a todos uma mensagem de força e incentivo para  mais um ano que se inicia.