quarta-feira, 25 de julho de 2012 Tags: 0 comentários

RELEITURAS

A pintura e a fotografia são duas manifestações artísticas que nos seduzem pelo olhar. Não precisamos ser críticos ou grandes entendedores dessas artes para sabermos apreciar o que é belo, para apreciarmos a arte que se manifesta na habilidade de uma mão que pinta em tela ou de uma imagem capturada pela tecnologia digital.
Foi assim a nossa releitura:
Não modificando o que o autor de cada tela aqui apresentada criou com genialidade e originalidade.
Mas, captando nas lentes fotográficas e expressando, na ótica dos alunos, a obra por eles criadas.
Um outro recurso, uma outra arte.
O presente trabalho foi planejado junto a coordenação pedagógica e desenvolvido pela Prof.ª Sandra Paiva, na disciplina Arte.
RELEITURAS:
Autorretrato, Tarsila do Amaral / Alana
,Romero Brito / João Víctor

Uma Estudante, Anita Malfati / Bruna
Mulher com turbante, Di Cavalcanti / Laís
O Ciclista, 1989 / Iberê Camatgo
A Ciclista Valéria


ESTRATÉGIAS DE ENSINO:

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

·1ªEtapa
>> Apresentar o tema a ser trabalhado e seu objetivo;
>> Dividir a turma em grupos ;
>> Fazer leitura do texto;
>> Pesquisar no dicionário as palavras destacadas em negrito e registrá-las no caderno;
>> Elaborar questionário (10 perguntas sem as respostas);
>> Trocar questionário com outro grupo e responder as questões;
>> Corrigir o questionário elaborado e repassar resultado para o grupo que respondeu e para o professor.
2ªEtapa
>> Realizar pesquisa sobre a vida e a produção artística de um pintor brasileiro. Sugestões:
· Anita Malfatti
·Tarsila do Amaral
·Di Cavalcanti
·Cândido Portinari
·Aldemir Martins
·Alfredo Volpi
·Romero Brito
·Pedro Américo
·Sérgio Telles
·Iberê Camargo
Almeida Júnior

>> Destacar na pesquisa: data de nascimento ( e morte, se for o caso); lugar onde nasceu; nome completo; tema principal de suas pinturas; algum fato marcante na vida do pintor; a 1ª tela que fez sucesso; alguma curiosidade, gosto ou característica do pintor; o que mais o grupo considerar importante.
>> Preparar slides ( tipo power-point) para apresentar aos demais grupos (as informações pesquisadas e as telas produzidas pelo pintor);
>> Escolher uma tela e fazer uma releitura, sendo os alunos os personagens retratados na tela; fotografar e imprimir o original e a releitura;
>> Apresentações: GT 1 ; GT 2 ; GT 3...
>> Expor o material impresso nos corredores da escola
Bom trabalho!

A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo. Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos. No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a idéia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para arepresentação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco
Cor
O elemento fundamental da pintura é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura fundamental, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos. A cor é considerada por muitos como a base da imagem.
História
A pintura acompanha o ser humano por toda a sua história. Ainda que durante o período grego clássico não tenha se desenvolvido tanto quanto a escultura, a Pintura foi uma das principais formas de representação dos povos medievais, do Renascimento até o século XX.
Mas é a partir do século XIX com o crescimento da técnica de reprodução de imagens, graças à Revolução Industrial, que a pintura de cavalete perde o espaço que tinha no mercado. Até então a gravura era a única forma de reprodução de imagens, trabalho muitas vezes realizado por pintores. Mas com o surgimento da fotografia, a função principal da pintura de cavalete, a representação de imagens, enfrenta uma competição difícil. Essa é, de certa maneira, a crise da imagem única e o apogeu de reprodução em massa.No século XX a pintura de cavalete se mantém através da difusão da galeria de arte. Mas a técnica da pintura continua a ser valorizada por vários tipos de designers (ilustradores, estilistas, etc.), especialmente na publicidade. Várias formas de reprodução técnica surgem nesse século, como o vídeo e diversos avanços na produção gráfica. A longo do século XX vários artistas experimentam com a pintura e a fotografia, criando colagens e gravuras, artistas como os dadaístas e os membros do pop art, só para mencionar alguns. Mas é com o advento da computação gráfica que a técnica da pintura se une completamente à fotografia. A imagem digital, por ser composta por pixeis, é um suporte em que se pode misturar as técnicas de pintura, desenho, escultura (3d) e fotografia.
A partir da revolução da arte moderna e das novas tecnologias, os pintores adaptaram técnicastradicionais ou as abandonaram , criando novas formas de representação e expressão visual.
Pintura figurativa e abstrata
Quando o artista pretende reproduzir em seu quadro uma realidade que lhe é familiar, como sua realidade natural e sensível ou sua realidade interna, a pintura é essencialmente a representação pictórica de um tema: é uma pintura figurativa. O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz. Esta foi praticamente a única abordagem dada ao problema em toda a arte ocidental até meados do início do século XX. A partir das pesquisas de Paul Cézanne, os artistas começaram a perceber que era possível lidar com realidades que não necessariamente as externas, dialogando com características dos elementos que são próprios da pintura, como a cor, a luz e o desenho. Com o aprofundamento destas pesquisas, Wassily Kandinsky chegou à abstração total em 1917. A pintura abstrat não procura retratar objetos ou paisagens, pois está inserida em uma realidade própria.
A abstração pode ser, porém, construída, manifestando-se em uma realidade concreta porém artificial. Esta foi a abordagem dos construtivistas e de movimentos similares. Já os expressionistas abstratos, como Jackson Pollock, não construíam a realidade, mas encontravam-na ao acaso. Este tipo de pintura abstrata resulta diametralmente oposta à primeira: enquanto aquela busca uma certa racionalidade e expressa apenas as relações estéticas do quadro, esta é normalmente caótica e expressa o instinto e sensações do artista quando da pintura da obra.
Técnica
Diversos tipos diferentes de tintas: Toda Pintura é formada por um meio líquido, chamado médium ou aglutinante, que tem o poder de fixar os pigmentos (meio sólido e indivisível) sobre um suporte. A escolha dos materiais e técnica adequadas está diretamente ligada ao resultado desejado para o trabalho e como se pretende que ele seja entendido. Desta forma, a análise de qualquer obra artística passa pela identificação do suporte e da técnica utilizadas. O suporte mais comum é a tela (normalmente feita com um tecido tensionado sobre um chassis de madeira), embora durante a Idade Média e o Renascimento o afresco tenha tido mais importância. É possível também usar o papel (embora seja muito pouco adequado à maior parte das tintas).
Quanto aos materiais, a escolha é mais demorada e, normalmente, envolve uma preferência pessoal do pintor e sua disponibilidade. O papel é suporte comum para a aquarela e o guache, e eventualmente para a tinta acrílica. As técnicas mais conhecidas são: a pintura a óleo, a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica, o afresco, a encáustica e a têmperade ovo. É também possível lidar com pastéis e crayons, embora estes materiais estejam mais identificados com o desenho.

sábado, 21 de julho de 2012 Tags: 1 comentários

LEITURA DE SÁBADO: A BAILARINA FANTASMA, DE SOCORRO ACIOLI / POR DANIELLY MARTINS

A nossa leitura de hoje nos foi recontada pela aluna Danielly Martins - estudante do 6ºC. Quem nos indicou essa leitora foi a  Prof.ª Maria Francisca que percebeu o apreço da sua aluna pelos livros e, sem hesitar, convidamos a menina para compartilhar neste espaço uma das suas preferências literárias. O livro que Danielly aqui sugere é A Bailarina Fantasma, da autoria de Socorro AcioliE assim ela nos resume  história lida:
"Anabela, ficou orfã de mãe  quando era muito nova e passou a viver com seu pai. O Marcelo, pai dela, era engenheiro e um dia foi chamado para trabalhar no teatro José de Alencar. E foram convidados para um concerto. No teatro, Anabela conheceu uma bailarina. E, só ela via a bailarina. Então a bailarina pediu que Anabela fosse ao teatro todos os dias. Anabela contou essa história para sua amiga mas, a sua amiga não acreditou.
Certo dia, o carteiro entregou as fotos do concerto aí, a amiga de Anabela começou a acreditar.   
Quando Anabela foi novamente ao teatro, encontrou a bailarina. A bailarina chamou Anabela para o porão e nesse porão tinha um baú e nesse baú tinha um fundo falso que tinha um diário da mãe da bailarina. No diário, estava registrado a história da bailarina que se chamava Clara. Clara gostava muito de um menino que se chamava Gabriel. Eles se comunicavam através de cartas e nas cartas eles falavam o quanto gostavam um do outro.
Certa vez eles começaram a namorar escondido do pai de Gabriel. Então a mãe e a tia de Clara vieram da europa para Fortaleza. A tia de Clara começou a ensaiar com ela. Mas, a tia ficou doente e mandou Clara e Gabriel ensaiarem. E entre eles surgiu um romance porém, quando o pai de Gabriel descobriu, proíbiu o namoro e ainda mandou Gabriel morara em São Paulo. No entanto, Gabriel tinha um sonho diferente do que o pai tinha para ele e, antes de ir embora, Gabriel se encontrou com Clara, no teatro.
Aconteceu então, que Clara engravidou e escondeu sua gravidez da família de Gabriel.
Clara escrevia cartas para Gabriel mas o pai dele pegava todas as cartas.
Passado oo nove meses, Clara teve sua filha, sozinha, no porão do teatro. Ela deu o nome a sua filha de Clarissy.
O pai de Gabriel contratou um homem para tocar fogo no porão na intenção de  queimar as roupas de Clara mas, infelizmente, ele queimou também Clara e a sua filha. Clara morreu e Clarissy foi adotada por uma família desconhecida.
Quando Anabela terminou de ler o diário, Clara disse que ela fosse atrás de Gabriel e Clarissy. Ela foi atrás de Gabriel e contou a história de Clara e Anabela. Anabela e Gabriel foram  atrás de Clarissy.
Clarissy tornara-se uma mulher muito bonita e rica. Anabela contou a história de Clara e todos foram para o teatro para  melhor compreenderem tudo que ali tinha se passado. Eles foram se aproximando mais e mais e Anabela ficou muito emocionada em poder ter reaproximado Gabriel da sua filha Clarissy."
***
A bailarina fantasma é um dos meus livros favoritos pois é muito emocionante de se ler e o que a autora escreveu foi baseado em histórias relatadas por pessoas que trabalhavam no Teatro José de Alencar, que fica próximo da gente, aqui na cidade de Fortaleza/CE. O que eu mais gostei na história foi quando ela descobriu que estava grávida e, mesmo sozinha, decidiu ter a sua filha. Foi uma decisão muito corajosa! E achei muito triste quando Clara e sua filha estavam no porão e ela morreu queimada. Se eu fosse a autora da história, permitiria que o pai de Gabriel aceitasse o namoro entre Gabriel e Clara e respeitasse os sonhos do seu filho para que assim, o final fosse bem mais feliz!
Por Danielly Martins de Amorim Silva

quarta-feira, 18 de julho de 2012 Tags: 0 comentários

PALESTRAS

Muito bom o trabalho realizado pelos professores Francisco Neto e Elenilda Gurgel , de sala de leitura e biblioteca. Eles elaboraram um cronograma de palestras para os alunos, contemplando os seguintes temas:
  •  Meio ambiente, com a Prof.ª Marlete Basílio;
  • Drogas, com o Pastor Wéllitom;
  • DST, com a enfermeira Raquel;
  • Alcoolismo, com Prof. Idalgo e os AA de Apodi;
  • Sexualidade, com o jevem Arthur Morais
As palestras contemplaram todas as turmas de 6º a 9º ano.
Em fotos:
Enfermeira Raquel
Pastor Wéllitom
Artur Morais
 
Prof. Idalgo e AA


REUNIÃO DE PAIS

 No período de 09 a 11/07, foram realizadas as reuniões de pais.
Com o objetivo de analisar o rendimento da aprendizagem, enfocando as disciplinas que os alunos apresentaram um melhor resultado e as disciplinas críticas , as reuniões foram dircionadas aos pais e também aos alunos, para que os mesmos pudessem expor suas dificuldades e refletirem sobre o seu compromisso com os estudos.
As reuniões foram realizadas por turma para garantir uma maior interação entre alunos, pais e equipe escolar.
Cuprimos a seguinte pauta:
  • Boas vindas
  • Entrega do boletim escolar e análise do desempenho/1º bimestre.
  • Breve explanação sobre a sistemática de avaliação.
  • Informes sobre o 2º período de avaliação e  recesso escolar.
  •  Encerramento
 





sexta-feira, 13 de julho de 2012 Tags: 0 comentários

SALA DE LEITURA E BIBLIOTECA

Aulas vagas? Um momento oportuno para a atuação dos profissionais da biblioteca e sala de leitura desenvolverem estratégias de leitura com os alunos. Necessário apenas uma dose de disposição e um bom planejamento para que a garotada se interesse pelas letrinhas. Nesse registro, os Professores Geraldo Paulino e Netinha Fernandes trabalham com o livro "As 23 histórias de um viajante", de Marina Colasanti:
  •  Distribuição das 23 histórias, para opção de leitura;
  • Após leitura do texto escolhido, os alunos cofeccionaram estrelinhas de origami para fazerem anotações: descrever personagens e breve relato da história lida.
  •  Socialização das leituras realizadas.



segunda-feira, 9 de julho de 2012 Tags: 1 comentários

ABERTURA DO XLII JERN´S / EDUCAR PARA COMPETIR

Sexta-feira (06/07), aconteceu a abertura do XLII JERN's - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. A EEPGL marcou sua participação nas modalidades futsal masculino- categorias mirim, infantil e juvenil - e Handball feminino - categorias mirim e infantil. As equipes tem como treinadordes a Prof.ª Jane-Mery e o Prof. Hudemberg Cavalcante.
Confiram:
 Atletas da EEPGL no evento de abertura
 Aluno da EEPGL inicia oficialmente os JERN's fazendo o percurso com a chama olimpíca e acendendo a pira 
 Foto oficial
 Diretor Ivonaldo Alves com autoridades recebendo o trofeu de participação
Diretor Ivonaldo Alves e atletas da EEPGL

Para as escolas vinculads a 13ª Dired, os jogos escolares acontecerá no período de 06 a 16 de julho


sábado, 7 de julho de 2012 Tags: 0 comentários

JOGOS MATEMÁTICOS

Os Professores de Matemática Nilsa Souza e Cícero Marinho incluiram em seu planejamento estratégias   dinâmicas e divertidas para  trabalhar a  Matemática: através de jogos. Essa estratégia, além de motivar os alunos é altamente eficaz para aprofundar os conhecimentos. Nessa aula, os professores trabalharam com o Bingo das Operações Fundamentais -  o jogo objetiva trabalhar as quatro operações fundamentais através do cálculo mental.
Como num bingo, o professor faz a chamada, por exemplo: 9 x 6; os alunos realizam o cálculo e, se na sua cartela constar o número 54, ele marca. E assim, até preencher as 16 casas. O bingo pode ser feito em cartolina guache e para marcar as chamadas pode usar botões, feijão, milho etc.
Para download do material acesse o site: www.matematica.seed.pr.gov.br
Prof.ª Nilsa com os alunos do 6ºB
Prof. Cícero com os alunos da CF1 B
Mas olha que a turminha do 6ªA tá ficando levadinha da breca:
 
Posar pra foto não, crianças! É pra fazer a tarefa, ora!

quinta-feira, 5 de julho de 2012 0 comentários

FÓRUM DE SENSIBILIZAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Aconteceu hoje o Fórum de Sensibilização Educação Ambiental "Educar Para a Sustentabilidade". O evento foi promovido pela 13ª Dired com o duplo objetivo de sensibilizar e estimular a percepção da comunidade educativa para a formação das comissões do meio ambiente e qualidade de vida / COM-VIDA e socializar as ações desenvolvidas na semana do meio ambiente.
Participaram do fórum, representantes das escolas vinculadas a dired de Apodi. 
A Prof.ª Adriana Souza, apresentou os trabalhos que desenvolveu na disciplina Língua Portuguesa, aqui na EEPGL:
 Prof.ª Adriana Souza apresentando o seu plano de trabalho com enfoque no tema transversal Meio Ambiente
Apresentação de algumas produções textuais feitas pelos alunos dos 6º A e B
Destaque para alguns momentos do fórum:
 O músico apodiense Kennedy e a banda infantil da EE Ferreira Pinto - Animando os presentes com as músicas Xote Ecológico e Asa Branca. Aqui registramos o nosso reconhecimento a um trabalho tão valioso realizado pelo grande Kennedy.
As exposições feitas pelo Prof. Julimar Pereira de França/IFRN e pelo Prof. Francisco Welitton de Souza
Coor. Pedagógica Cléa Morais, Diretor Ivonaldo e Prof.ª Adriana Suouza
Parabenizamos a equipe da 13ª Dired pela atenção dada ao trabalho realizado nas escolas e pelo cuidado em promover a contínua formação dos educadores.