terça-feira, 28 de setembro de 2010 0 comentários

sexta-feira, 24 de setembro de 2010 Tags: 0 comentários

NO LUME DA FOGUEIRA / ARTE

A tradição ensina que os contos surgiram numa época anterior a escrita e que as pessoas reuniam-se em torno de uma fogueira para contarem suas histórias, narradas de geração para geração.
Para reviver esse costume, a Prof.ª Vanicleide, na disciplina  Arte , orientou seus alunos a entrevistarem pessoas mais idosas, da família ou da vizinhança, a fim de resgatarem contos da tradição oral para recontá-los em classe.
A meninada confeccionou uma fogueira artificial e, no dia marcado, cada aluno trouxe um 'conto' para compartilhar.
Assim foi:


sábado, 18 de setembro de 2010 Tags: 0 comentários

IX LEITURA DE SÁBADO: MANUAL PARA POLÍTICOS DE 1ª VIAGEM

Mais uma vez, temos a satisfação de publicar em nosso blog, uma crônica de Bruno Coriolano. Esta, nos foi enviada de surpresa e, pelo conteúdo divertido, é uma delícia dedicar alguns minutinhos para sua leitura porém, pela importância da mensagem, é indicado dedicar mais tempo para refletir seriamente nas palavras bem humoradas e inteligentes com as quais o escritor alerta os políticos e nós, eleitores poderosos mas, as vezes, inconsequentes nas escolhas. Então, que a veracidade das palavras de Bruno seja, como ele sugere, cortante como a lâmina bem afiada e nos atravesse a sensatez na hora de confirmar, com apenas um clique, o que vai ecoar por quatro anos. E vide-bula: Listar comportamentos e discursos é algo que parece inútil, na verdade, assim ele o é: demasiado inútil. Não dá para falar de assuntos tão complexos como se existisse uma fórmula mágica. Ao longo dos anos, aprendemos por meio da experiência que muita coisa muda, mas sempre deixando vestígios. Por outro lado, existem acontecimentos que mais parecem congelados no tempo.
Não é nada incomum nos depararmos com momentos de repetição, são dobras temporais que nos levam a lugar algum e nos arremessam de volta ao mesmo canto que estávamos há alguns meses, semanas, dias, horas...
Temos a impressão de repetição ao longo da vida. “Já vi aquilo em algum lugar!”, você afirma. Bem, na maioria das vezes isso deve ter alguma explicação. Mas para ser bem sincero, acredito que essa é uma formula fracassada em se tratando de política.
São comuns os comportamentos insolentes e hipócritas manifestados pelos ditos políticos. Existem diversos tipos deles espalhados por ai.
A saber, tem aquele que só aparece a cada pleito e diz que estava com saudades da cidade e do povo e que vai voltar para cumprir o que está prestes a prometer. Tem o pop-star, aquele que é metido a galã de novela e vive da imagem. Tem o que já tem seu discurso pronto na ponta da língua: “meu povo, eu vou trabalhar pela educação, saúde, mais segurança etc, etc e etc”. Ainda tem aquele que alega tudo que fez cuspindo no povo e mordendo a prótese dentaria: “quando eu era isso eu fiz aquilo”. Pegando o embalo do anterior, ainda tem o vidente, aquele que vai adivinhar o futuro das pessoas: “vou fazer isso e aquilo para você, você e você”. Lembram daqueles que gastaram tanto dinheiro na campanha que quando estão em um palanque te comovem tanto que você pensa até em fazer doações? “votem em mim, pelo amor de Deus. Eu sou um pai (mãe) de família...” Ora, quantos de nós não somos? Tem também o político que se declara o super herói: “vou salvar você e sua família”. Tem o político das causas impossíveis: “vou mandar encanar todinho em todas as casas do estado e fazer uma ponte onde vou ligar o estado ao céu, assim poderemos falar com Deus de forma mais fácil”. Tem o político analfabeto: “essa ponte foi fazída por eu” (ele é interrompido por um babão que diz) que o certo seria ‘feita’ e não ‘fazída’, o animal ainda complementa: “feita ou fazída, a palavra já ta dizída”. Bem, o leitor mais atento já deve ter percebido que não dispomos de muito tempo, então, vamos ao que interessa.
Seguem ai algumas dicas para os políticos de primeira viagem.
1.       Cuidado com as armadilhas e privações da auto-definição. Dizer que pertence a tal grupo e que vai trabalhar por isso ou aquilo pode ser prejudicial a sua saúde política.
2.       Não fazer promessas que não podem ser cumpridas. Hoje em dia, o povo está mais letrado. Tem universidade em toda esquina, isso não implica dizer que o mesmo está mais inteligente, mas nas ditas instituições, os professores, que não tem mais o que fazer e vão dá aulas, normalmente são capazes de movimentar montanhas com suas ideologias e opiniões.
3.       Cuidado com o uso abusivo de propagandas. Elas podem ter efeitos contrários. Hoje mesmo, esse pobre rabiscador que vos escreve, estava tentando terminar um artigo, mas não conseguiu terminar de ler um livro porque colocaram um daqueles carros de som horrorosos em frente ao apartamento onde ele se esconde: resultado, eu já não ia votar na pessoa, agora que não vou mais. Fiquei de saco-cheio de ouvir uma música que se repetiu exatamente 158 vezes, uma tarde inteira de sábado. Isso se chama poluição sonora.
4.       Cuidado com a exposição abusiva em comunidades virtuais. Engraçadas podem até ser, mas elas criam apenas a ilusão de intimidade e um simulacro de comunicação.
5.       Lembre-se que na política “é melhor ser temido do que amado”. Não adianta tentar agradar à todos. O segredo é bem simples: agrade aos mais fracos intelectualmente, eles são maioria e nas eleições ganham aqueles que obtêm mais votos. Por mais duro que o eleitor se faça, no final ele é humano e vai acabar votando por interesse. “somos livres para nos tornar qualquer coisa que desejamos ser, mas o povo prefere ater-se à condição em que nasceu e foi ensinado a permanecer”.
Sei que algumas dessas palavras entraram como lamina bem afiada nos olhos de quem leu até aqui. Não sou eu quem dita as regras do jogo da vida. Apenas a verdade nua e crua dói em quem está acostumado a viver no país das maravilhas ou vive de ensaios sobre a cegueira. “E como sou aplicado o bastante para me sentir atraído pela enunciação da verdade, mesmo que o mundo venha a baixo; e sou animal político o bastante para reconhecer que há lugares em que a verdade prejudica mais do que ajuda”. Você pode até nem ter gostado dessa crônica, é um direito seu, mas que perder tempo escrevendo-a foi divertido, ah, isso foi! Se gostaram, votem em mim “eu vou fazer isso, aquilo, pelo amor de Deus, votem em mim, vou apertar nas mãos de todos vocês, blablablá...”

BRUNO CORIOLANO DE ALMEIDA COSTA 
Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e suas respectivas literaturas.
Especialista em língua Inglesa. Professor de inglês do IFRN & SENAC. 
Email: brunocoriolano@zipmail.com.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010 1 comentários

16 DE SETEMBRO: PARADA NACIONAL

Fonte: SINTE-RN e CNTE

Os trabalhadores da educação de todo o Brasil vão parar as atividades nesta quinta-feira, dia 16. O objetivo é protestar contra o sucateamento da educação em todos os estados e municípios. Em Natal, além da parada geral, haverá ato cultural e caminhada. A concentração será em frente ao Palácio dos Esportes, a partir das 14h30. Mobilização será em todo o Estado e no país.
Nesta mesma data, todas as entidades filiadas à CNTE estarão juntas naMobilização Nacional, que acontecerá em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Neste dia a Confederação entregará no STF, no Congresso Nacional, na Presidência da República e no MEC, o dossiê sobre o descumprimento da Lei 11.738 em grande parte do país.

O dossiê reúne depoimentos dos trabalhadores em educação de todas as regiões do país sobre o não cumprimento da Lei do Piso. O objetivo é pressionar os ministros a julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4167 – le
vada ao Supremo pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraná. Até agora, o Supremo não julgou o mérito da ADIN e a maioria dos estados aproveita a situação para não efetivar o Piso Nacional.
De acordo com Roberto Frankiln Leão, presidente da CNTE, é necessário a união para que os educadores sejam vitoriosos na implementação da Lei.“Este é o momento de unir forças e cobrar o cumprimento da Lei, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional e sancionada há dois anos pelo Presidente Lula, e fruto de anos de luta dos trabalhadores em Educação”,afirmou.
 Sinte/RN - Regional de Ceará-Mirim
www.sintecearamirim.blogspot.com


Agradecemos a Prof.ª Rokatia  Kleania pelas informações enviadas.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010 0 comentários

CASA DE CULTURA POPULAR / FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

Com o próposito de divulgar a produção artística e movimentar as Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte, a Fundação José Augusto tem levado diversos espetáculos a serem apresentados nas CCP existentes no estado. Incluída nessa agenda cultural está a Casa de Cultura Popular Palácio Soledade, que com entrada franca, tem proporcionado ao povo apodiense, momentos de diversão e conhecimento da arte e cultura popular norte rio-grandense.
Os alunos da EEPGL não querem perder nenhuma apresentação. Hoje, assistimos 'A VINGANÇA DE CHICO COBRA', uma pequena e divertida peça teatral, do autor potiguar ***.
E, claro, o registro fotográfico:
Alunos do turno matutino
Galera do vespertino
CENAS DO ESPETÁCULO
Luiane, aluna da EEPGL com os artistas

Mais uma vez, parabenizamos a Fundação José Augusto pela iniciativa e aos artistas talentosos que fazem o espetáculo acontecer. Ainda ao diretor da CCP,  Genildo Luis.

REUNIÃO DE PAIS / 9º B

segunda-feira, 13 de setembro de 2010 Tags: 0 comentários

SARAU NO CALÇADÃO / 8º C

 A Prof.ª Maria Francisca ( Língua Portuguesa) levou a galerinha do 8º C, para um divertido sarau lá no Calçadão da Lagoa. Animados pra valer, essa turma soltou a voz e fez muita pose para a postagem no blog. Acompanhem mais uma aula que combina diversão, criatividade e aprendizagem, orientada pela Prof.ª Maria Francisca:
A chegada
O atrasado posa só...
Exibidinhas...
É só pose!
Afinando o violão

Agora é pra valer: Vinícius no violão e Rochinha no vocal / Sinais
Mauriélio levou as meninas ao delírio: 'Se eu não te amasse tanto assim...'

Antonio José embalou a turma cantando 'Exagerado'
Alisson, Antonio José e Akira Kousac, o inquieto
O charme das meninasdo 8º C
Pose para o orkut!


Ciranda para relembrar a infância
Um passinho novo
E só para lembrar: quarta-feira(15/09) a aula continua na EEPGL: um teste para opinarem sobre as músicas cantadas e o conteúdo gramatical estudado.
A Prof.ª Maria Francisca, mais uma vez, escapuliu da rotina lousa e giz e fez da aula uma alegria, incentivando as habilidades dos seus alunos e conduzindo-os a aprendizagem  de forma participativa. E muito divertida.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010 Tags: , 0 comentários

EDUCAÇÃO PARA A PAZ / PALESTRA: FAMÍLIA COMO UM PROJETO DE DEUS

Encontro / Família e Escola
Tema: FAMÍLIA COMO UM PROJETO DE DEUS
Data: 10/09/2010


ü Pauta: Matutino

o   7:30hs: Acolhida
                                      Mensagem

o   8:00hs: Vídeo Mensagem
                                      Reflexão sobre família e escola / Professora Rokátia

o   8:30hs: Palestra: Diácono Maciel 
                                      Depoimento dos pais
                                      Sorteio de brindes
                                      Considerações finais
                                      Lanche
  
ü Pauta: Vespertino

o   13:30hs: Acolhida
                                        Mensagem e entrega de boletim escolar
                                        Reflexão sobre a família e a escola / Professor Jonas Firmino
                                        Vídeo Mensagem

o   14:30hs: Palestra / Dário Gurgel
                                        Depoimento dos pais
                                        Depoimento da aluna Maraisa
                                        Sorteio de brindes
                                        Considerações finais
                                        Momento dos pais e mestres
                                        Lanche

ü Pauta: Noturno

o   19:30hs: Acolhida
                                        Mensagem
                                                                           
o   20:00hs: Vídeo Mensagem 
                                        Reflexão sobre a família e a escola / Jonas Firmino  
                                        Grupo de Louvor / Igreja Batista 

o   20:30hs: Palestra / Neto e Jane-Mary   
                                        Depoimento dos pais
                                        Grupo de teatro Estandarte de Natal
                                        Sorteio de brindes
                                        Considerações finais
                                        Lanche


 REGISTRO FOTOGRÁFICO
***
***
***

***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***
***